Se evitar problemas de saúde em casa sempre foi algo muito importante, mais ainda em tempos de pandemia. E nestes dias frios de inverno, esse alerta se faz ainda mais necessário.

Quais são as maiores ameaças à nossa saúde em casa? Gripes, resfriados, pneumonia, sinusite, ataques de alergias etc. estão entre as doenças mais comuns que podemos apanhar em casa, sobretudo nesta época do ano. A boa notícia é que elas podem ser evitadas sem dificuldades se tomarmos os devidos cuidados.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para evitar esses riscos à nossa saúde:

Mantenha os ambientes ventilados

Por conta do frio, nossa tendência é a de manter as janelas de casa fechadas. Mas isso prejudica a circulação do ar, o que é favorável à presença de bactérias e vírus em suspensão. Para evitar esse risco, o ideal é abrir as janelas para deixar os ambientes mais ventilados. Quanto mais abertos e arejados, menor o risco da presença de bactérias e vírus no ar.

Use umidificadores

O ar seco – outra característica do inverno – também representa um maior risco à saúde pela contração de doenças respiratórias. Por isso, é recomendável ter em casa aparelhos usados para umidificar os ambientes. Vale a pena posicioná-los nos locais mais usados – ainda mais agora, quando permanecemos mais tempo em casa por conta da pandemia. Além disso, umidificar o nariz com soro fisiológico também é uma medida benéfica.

Aumente a sua imunidade

Bons hábitos de saúde, que podemos ter em casa mesmo em tempos de pandemia, contribuem para o nosso bem-estar e para reforçar a nossa imunidade. Isso é essencial nesta temporada, e as medidas a tomar estão ao nosso alcance: fazer refeições com alimentos saudáveis, beber bastante água para manter o organismo hidratado, ter boas noites de sono e de descanso, abster-se de álcool e de fumo e, se for possível, praticar exercícios físicos, com a devida prudência que a pandemia exige. Tudo isso reforça a nossa imunidade e nos deixa menos vulneráveis aos vírus e a outras bactérias.

Mofo e poeira

Comuns em casa, eles devem ser removidos com a maior frequência possível. O mofo surge devido a infiltrações de água, onde a impermeabilização não é adequada e a ventilação não é suficiente. A poeira, por sua vez, se acumula por falta de limpeza e pela dificuldade de limpar frequentemente determinados locais (como estantes, cantos de móveis, prateleiras, objetos de decoração etc.). Ambos costumam despertar ataques alérgicos à nossa saúde, e por isso, é importante removê-los o quanto antes, seja pela limpeza dos locais, seja pela melhor impermeabilização das paredes.

Objetos campeões no acúmulo de poeira

Na hora de limpar a casa e remover a poeira acumulada, vale a pena ficar de olho, em especial, nestes objetos onde a poeira mais se acumula: tapetes, cortinas, estofados, almofadas, livros em estantes, enfeites, brinquedos de pelúcia, quadros etc. Procure reforçar a sua limpeza para não favorecerem o acúmulo de pó, o que pode despertar ataques alérgicos desconfortáveis à nossa saúde.