O valor dos seguros obrigatórios pode influir consideravelmente na hora de orçar um financiamento imobiliário. Por isso, é muito importante ficar de olho nesses valores cobrados, pois eles podem tornar mais caro o crédito de um banco do que o de outro que cobra taxas de juros mais altas.

Por que isso importante? Vale a pena entender melhor a questão para que você possa encontrar um financiamento imobiliário mais barato.

Quais são os seguros obrigatórios?

Em todo financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é obrigatório o pagamento de dois seguros. Um deles é o Seguro para Morte e Invalidez Permanente (MIP). O outro é o Seguro contra danos físicos ao imóvel (DFI). Ambos serão detalhados abaixo.

Seguro para Morte e Invalidez Permanente (MIP)

Ele existe para cobrir a quitação das parcelas restantes caso o contratante sofra uma invalidez permanente em sua saúde ou venha a falecer. Os prazos de financiamento em geral são longos, podendo durar décadas. Este seguro existe para proteger as partes envolvidas.

Este seguro também é aplicado nos casos em que o cônjuge que completa a renda e participa do financiamento também sofra invalidez ou morte.

E um detalhe importante:  seu valor varia conforme a faixa etária: há bancos que exigem que quanto maior for a idade do contratante, maior será a taxa deste seguro.

Seguro contra danos físicos ao imóvel (DFI)

Este seguro existe para proteger o patrimônio que está sendo financiado. Ele cobre a ocorrência de danos graves ao imóvel durante o período de pagamento das parcelas.

Afinal, vale lembrar, o imóvel é a garantia que o contratante do financiamento oferece. Os bancos precisam proteger o bem oferecido como garantia.

O DFI se refere a danos externos ao imóvel, como incêndios, alagamentos, destelhamento, desmoronamento, explosões, etc. Caso ocorra qualquer um destes sinistros, o seguro cobre a reconstrução do imóvel nas mesmas características que possuía antes do acidente ocorrer.

Como esses seguros são cobrados?

Esses valores costumam estar embutidos nas parcelas, e por isso, muita gente não presta atenção neles. Mas deveriam prestar, porque há bancos que cobram seguros mais altos que outros. Pode acontecer de você encontrar um financiamento com uma taxa de juros atraente, mas com seguros caros, enquanto um outro banco, com juros mais altos, pode ter custos menores com seguro. No final das contas, este último pode ser mais vantajoso.

E se o banco cobrar outros seguros?

Preste atenção a essa questão também. Os únicos seguros obrigatórios são esses citados. Caso o banco ofereça algum outro seguro, você não tem a obrigação de aceitar. Por isso é importante prestar atenção em cada detalhe do contrato de financiamento imobiliário.

***

Curtiu as nossas dicas? Se precisar de um auxílio para financiar o seu imóvel, fale com a Galante! Nossos consultores estão prontos para lhe auxiliar a estudar as opções mais viáveis. Conte com a gente! Visite o nosso site e fale conosco.