A pandemia provocou muitas mudanças no mercado de imóveis desde o ano passado. Muita coisa mudou na maneira de alugar, comprar ou investir em imóveis. A procura por alguns tipos aumentou, mas outros perderam demanda. Quais são esses perfis mais se valorizados? Quais são os mais desejados no momento?

Conheça a seguir algumas dessas mudanças que a pandemia provocou e que tiveram reflexos no mercado imobiliário:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Imóveis maiores e com mais conforto

A pandemia manteve muita gente em casa, e muitas empresas assumiram intensamente o home office. Essa mudança deve ser conservada em grande medida mesmo quando a pandemia desaparecer: muita gente seguirá trabalhando em casa e a necessidade de morar perto do trabalho será menos vital. Com isso, a tendência de morar em imóveis maiores, mais afastados dos centros e com mais espaço para lazer deve ser mantida nos próximos anos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Itens que se tornaram mais desejados

Com uma busca maior por imóveis mais espaçosos, alguns itens ganharam demanda na hora de selecionar um imóvel. A existência de um espaço adequado para se montar um home office, por exemplo, elevou a procura por imóveis com maior metragem. Nessa mesma linha, aumentou a oferta de empreendimentos que contam com espaço para coworking nas áreas comuns. A iniciativa visa atender às pessoas que trabalham em casa, mas que necessitam de um espaço mais tranquilo para trabalhar longe da agitação do lar.

Ao mesmo tempo, outros aspectos que ganharam maior demanda são os espaços mais generosos para receber familiares e amigos, como as varandas gourmet ou cozinhas mais espaçosas. Imóveis com esses diferenciais cresceram em procura, dentro dessa tendência da busca por mais conforto.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saída das grandes cidades

A pandemia também acelerou a tendência – que já existia – de mais pessoas procurarem imóveis mais confortáveis nas cidades do interior, deixando a capital e seus arredores. Em Campinas e região é mais fácil encontrar opções com mais lazer, mais tranquilidade, mais verde e por um preço mais acessível do que na região de São Paulo. Por isso, desde 2020 esse movimento se acelerou e tem tudo para ser mantido no período pós-pandemia. A própria menor necessidade de deslocar-se aos locais de trabalho favorece esse movimento rumo ao interior.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Imóveis menores se destacam nos bairros mais procurados

Para uma determinada faixa do público – jovens profissionais solteiros ou casais sem filhos – morar de aluguel em um bairro bem localizado, com abundantes serviços nos arredores, ainda é um desejo comum. Isso explica os recentes lançamentos de empreendimentos com apartamentos pequenos nos bairros mais centrais. Esse perfil de imóvel ganhou força e atrai pessoas que investem em imóveis, pois os apartamentos compactos são uma boa opção para locação. Seus moradores são pessoas em constante mobilidade, que em geral optam pelo aluguel, e que valorizam morar em um bairro com muitas comodidades.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

***

Curtiu as nossas dicas? Se precisar de um auxílio para encontrar o imóvel ideal às suas necessidades, em Campinas e região, fale com a Galante! Nossos consultores estão prontos para lhe apresentar as melhores opções. Conte com a gente! Visite o nosso site e fale conosco.