Nada como receber uma conta de energia com um valor menor que o do mês anterior!

Com atenção a alguns detalhes e medidas de prevenção é possível diminuir o consumo de energia em casa sem grandes dificuldades. Veja algumas dicas:

Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Todos eles, quando ligados às tomadas, consomem um mínimo de energia para permanecer em “stand by”, ou seja, prontos para serem ligados. Contudo, imagine ter vários aparelhos consumindo esse mínimo de energia durante o mês inteiro (monitores, computadores, TVs, aparelhos de som, DVD etc.). Em casas de famílias, são muitos aparelhos!

Por isso, vale a pena retirá-los da tomada quando não estiverem em uso. No acumulado do mês, é uma economia considerável (além de mantê-los mais protegidos de sobrecargas elétricas na rede).

Fique do olho nos “vilões do consumo”

Em casa, há aparelhos que são “campeões” de consumo: chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, máquinas de lavar, fornos elétricos, torneiras elétricas, secadores de cabelo, aparelhos de ar-condicionado etc. Procure sempre usá-los da maneira mais breve possível, e somente o necessário.

Compre eletrodomésticos de melhor eficiência energética

Hoje em dia, os eletrodomésticos são obrigados a informar o seu padrão de eficiência energética. Todos trazem etiquetas com uma escala de consumo de energia. Procure optar por aparelhos que se encontram no padrão “A” (cor verde). Eles vão apresentar menor consumo de energia para funcionar.

Ajustes na geladeira

Ela precisa ficar ligada o tempo todo. Contudo, alguns detalhes podem fazer com que ela consuma mais energia que o normal: um deles é o estado das borrachas de vedação. Se estiverem desgastadas, o motor da geladeira vai ter que trabalhar mais para manter o frio do interior.

Outro detalhe é ajustar o seu termostato: quando chegar o inverno, não é preciso que ela trabalhe em sua regulagem máxima. O termostato pode permanecer em uma regulagem mais suave.

Lâmpadas LED

Vale a pena trocar as lâmpadas da casa por modelos em LED. Elas são bem mais econômicas que as fluorescentes e as incandescentes. Apesar de custarem mais, em longo prazo a redução do consumo compensa.

Abra as janelas

Sempre que possível, deixe a luz natural entrar. Evite ter que acender luzes em casa durante o dia, caso seja possível contar com a luz solar.