Muita gente não sabe, mas em todo financiamento de imóveis pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é obrigatório o pagamento de dois seguros. Seus valores são atrelados às parcelas e não costumam despertar muita atenção, mas deveriam: conforme as taxas do seguro, um financiamento com juros mais baixos pode ficar, em seu total, mais caro que outro que cobra juros maiores.

Por isso, para facilitar a sua pesquisa pelo menor financiamento, vale a pena descobrir quanto cada banco está cobrando por estes dois seguros:

Seguro para Morte e Invalidez Permanente (MIP)

Este seguro existe para cobrir o pagamento das parcelas restantes de um financiamento caso o contratante sofra uma invalidez permanente em sua saúde ou venha a falecer. Como os prazos de financiamento são muito longos, podendo durar décadas, este seguro protege as partes envolvidas.

Este seguro também se aplica aos casos em que o cônjuge que completa a renda e participa do financiamento também sofre invalidez ou morte. E seu valor pode variar conforme a faixa etária: dependendo do banco, há o costume de, quando maior a idade do contratante, maior a taxa a pagar por este seguro.

Seguro contra danos físicos ao imóvel (DFI)

Este seguro cobre a ocorrência de danos graves ao imóvel enquanto ele está sendo financiado. Ele se refere a danos externos ao imóvel, como incêndios, alagamentos, destelhamento, desmoronamento, explosões, etc. Caso ocorra qualquer um destes tipos de sinistro, o seguro cobre a reconstrução do imóvel nas mesmas características que possuía antes do acidente ocorrer.

Pagamento e variações

Estes seguros têm as suas parcelas pagas junto com as do financiamento. Mas cada banco trabalha com uma seguradora diferente. Vale muito a pena, ao pesquisar qual financiamento escolher, qual deles oferece as menores taxas para os seguros.