Você sabia que, em muitos casos, tornar a sua casa mais sustentável é algo vantajoso não só para o meio ambiente, mas também para o seu bolso? Por isso, vale a pena conhecer estas 5 dicas para tornar a sua casa mais sustentável e mais favorável às suas finanças. Confira:

1. Consumo consciente da água

Essa prática sustentável pode ser feita de muitas maneiras: banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar a máquina de lavar apenas quando houver carga máxima de roupas etc. Outras dicas são usar arejadores nas torneiras, que ajudam a reduzir o uso de água ao lavar louças, e sistemas de descarga nos vasos que usam um menor fluxo de água. Nas residências com quintais, é possível armazenar a água usada na lavagem de roupas, ou a água da chuva, em barris. E essa água pode ser usada na limpeza de quintais e calçadas.

2. Reduzir o consumo de energia

Várias medidas podem diminuir o consumo e o gasto mensal e deixar sua casa mais sustentável: usar mais a luz natural e acender menos luzes, usar lâmpadas LED em toda a casa (elas consomem bem menos energia que os demais tipos), diminuir o tempo de uso dos grandes consumidores (torneiras e chuveiros elétricos, ar-condicionado) e remover das tomadas os equipamentos eletrônicos que não estão em uso (há aparelhos que mesmo quando desligados usam um pouco de energia para manter seus dispositivos internos ativados). E quando possível, instalar um sistema de geração de energia por luz solar, que apesar do custo elevado para implantação, a despesa mensal com energia despenca e ele se torna muito vantajoso com o passar do tempo.

3. Usar equipamentos de maior eficiência energética

Com o passar dos anos, muitos aparelhos eletrônicos mais modernos passaram a consumir menos energia elétrica para funcionar. E eles são obrigados a incorporar uma etiqueta de eficiência energética que informa qual é a sua categoria de consumo. Vale a pena ficar de olho nesse selo e dar preferência aos equipamentos com maior eficiência, que geram menor gasto de energia. Isso também torna seu imóvel mais sustentável.

4. Descarte correto do lixo

Descartar adequadamente o lixo doméstico é uma das tarefas que melhor podem contribuir para um lar sustentável. Em Campinas, em muitos bairros a prefeitura oferece caçambas para a coleta de lixo orgânico. Por isso, vale a pena separar o lixo desse tipo de outros compostos por materiais recicláveis (plásticos, papelão, madeira, papeis, isopor etc.). Além disso, há outros materiais que requerem um descarte em locais apropriados, como o óleo de cozinha, pilhas e baterias, remédios, dispositivos eletrônicos etc. Nesses casos, é muito importante não misturá-los ao lixo comum. Muitos deles podem conter substâncias tóxicas e agressivas ao meio ambiente, e por isso, precisam de um cuidado especial.

5. Escolha materiais reutilizáveis para a mobília e decoração

Ao comprar móveis, mobília ou objetos de decoração, sempre há a opção de escolher objetos reutilizáveis. Móveis antigos, por exemplo, quando restaurados, podem ser uma ótima opção, ao invés de estimular o consumo de móveis novos. A mesma ideia pode ser empregada na escolha de objetos de decoração. Pallets de madeira, por exemplo, podem ser usados como base para camas ou sofás; caixas antigas de madeira podem ser empregadas como estantes ou prateleiras para objetos. Há muitas alternativas no mercado. Sua escolha pode ser uma alternativa mais sustentável e de que desestimula o consumo do que não é necessário.