Nunca foi tão fácil conseguir um financiamento de um imóvel. No passado, o cenário de juros altos e com poucas instituições bancárias atuando nesse segmento limitava a obtenção de um financiamento. Hoje, o panorama é o oposto.

Temos atualmente as menores taxas de juros da história, vários bancos competindo por oferecer as melhores condições e uma maior rapidez para aprovar um financiamento imobiliário.

Mesmo assim, vale a pena conhecer algumas dicas importantes para definir o melhor plano de financiamento, ou seja, aquele que vai oferecer as melhores condições e os menores custos. Nem sempre aquele pacote do banco que você já tem conta, ou mesmo o da Caixa (a mais tradicional financiadora de imóveis no país), pode ser a melhor alternativa.

Conheça algumas boas ideias para você fazer o melhor financiamento possível para o imóvel que você tanto sonha:

Compare os pacotes dos bancos

O primeiro passo é estudar as propostas das instituições financeiras. Há hoje vários bancos privados oferecendo financiamento imobiliário com taxas inferiores às da Caixa. Vale a pena pesquisar bem entre eles e descobrir qual oferece a melhor opção.  É importante conhecer as condições oferecidas pelo seu banco, pelos bancos estatais e mesmo por aqueles nos quais você não é correntista.

Fique de olho em todas as taxas

Na hora de comparar as propostas dos bancos, uma dica importante é levar em conta não só a taxa de juros oferecida, mas também todas as outras taxas e seguros embutidos no pacote. Há bancos com taxas de juros menores, mas com taxas de seguro tão altas que acabam tornando o seu plano mais caro. A dica é ficar de olho no CET (Custo Efetivo Total) do plano de crédito. O CET já resume, em um único índice, todas as taxas, juros e seguros incluídos. O banco com o menor CET é o que tem o plano mais econômico. Aposte nesse.

Escolha o sistema com menos juros

Em todo financiamento você pode optar por dois sistemas de amortização da dívida: o PRICE ou o SAC (Sistema de Amortização Constante). No PRICE, as parcelas têm o mesmo valor (com pequenas correções); no SAC, as parcelas têm valor regressivo, ou seja, as primeiras parcelas têm valor maior e vão diminuindo com o passar do tempo. Para quem tem condições de pagar valores maiores no começo, vale a pena optar pelo SAC. Nele o saldo devedor é reduzido mais rápido, e com isso, paga-se menos juros.

Sempre é importante negociar

O velho hábito de pechinchar não deve ser descartado. Os bancos têm um enorme interesse em oferecer crédito imobiliário, pois é uma oportunidade de reter um cliente por longos anos. Por isso, você pode tirar proveito disso e negociar condições mais vantajosas. Este é outro ponto positivo de ter mais de uma proposta na mão, com a pesquisa que você já fez antes. Com elas, fica bem mais fácil propor uma condição mais atraente antes de fechar com algum banco.

Explore a sua relação com o banco

Correntistas de uma instituição bancária costumam ter vantagens nos planos de financiamento. Como eles já são clientes e têm um histórico de relacionamento, isso favorece a obtenção de uma condição melhor, até porque o banco não quer perder um cliente de sua carteira. Mesmo assim, tenha em mãos as propostas dos concorrentes para que você possa sugerir uma condição mais vantajosa ao seu gerente.

Tente dar a maior entrada possível

Outra dica para pagar menos juros é dar a maior entrada possível. Quanto maior o percentual da entrada em relação ao valor do imóvel, menos juros serão pagos, naturalmente. Se você já dispõe de um bom pé de meia para isso, sem deixar de guardar um valor como reserva de emergência, aproveite o momento para dar uma boa entrada em um imóvel. E os valores que você já paga para o aluguel poderão ser destinados às prestações do seu imóvel.

Compor renda ficou mais fácil

Por fim, lembre-se que hoje em dia é muito mais fácil compor a renda para a obtenção do financiamento. Atualmente, são aceitas composições entre pais e filhos, irmãos e até mesmo pessoas sem vínculo familiar (casos de união estável, por exemplo). Assim fica mais fácil reunir um valor mais alto para dar como entrada, o que reduz o valor devido e, consequentemente, os juros que serão pagos.

***

Encontre em nosso site o imóvel que você tanto sonha!

Agora que você já sabe melhor como obter o melhor financiamento, fale com a Galante para fazer um ótimo negócio! Conheça os nossos imóveis e aproveite o cenário favorável para realizar o seu sonho. Visite o nosso site e aproveite!