Devido à crise provocada pela pandemia do Covid-19, a Caixa Econômica Federal lançou um plano para financiar a compra de imóveis em condições bem mais vantajosas. Desde o último dia 13 de abril, os novos contratos de financiamento imobiliário estão sendo oferecidos com carência de seis meses para início do pagamento.

Isso significa que o cliente só começa a pagar as prestações desses novos financiamentos após passado esse período de seis meses, ou seja, perto do final do ano. A Caixa anunciou que assim espera facilitar a aquisição de novos imóveis e manter ativos os empregos na construção civil, movimentando o mercado enquanto permanecem os efeitos da pandemia.

As novas regras valem apenas para contratos feitos com pessoas físicas. Para empresas, até o momento não foram anunciados benefícios similares.

Contratos em andamento

Por outro lado, quem já possui um contrato de financiamento de imóvel em andamento, ou seja, assinado antes do último dia 13 de abril, também poderá solicitar um período de carência no pagamento das parcelas.

O prazo oferecido, porém, é menor: apenas três meses. Contudo, o presidente da Caixa já anunciou, em uma rede social, que esse prazo pode ser estendido caso a crise da pandemia se prolongue. Por ora, a carência é de três meses.

Benefício não é automático

A concessão deste benefício não é automática, ou seja, a postergação das parcelas não será oferecida automaticamente a todos os clientes. Para contar com esse benefício, eles precisam entrar em contato com a Caixa, em seus canais oficiais de comunicação online, e solicitar o prazo de carência. Como de praxe, o banco estuda as condições do cliente antes de aprovar o benefício.

Outras facilidades

Outra opção que os clientes da Caixa agora têm é a de fazer pagamentos de apenas parte da parcela da prestação do financiamento imobiliário. Esta possibilidade é válida apenas para clientes que têm os pagamentos em dia ou que têm, no máximo, até 2 parcelas em atraso.

A Caixa também informou que quem usa recursos próprios e o FGTS para pagar as prestações podem solicitar carência da parte que é paga com os seus recursos, ou seja, a prestação só seria cobrada no valor coberto pelo FGTS.

Em todos esses casos é preciso procurar a Caixa para negociar as vantagens.

 

Aproveite as vantagens!

Que tal aproveitar estes benefícios para realizar o sonho da compra do seu imóvel? Visite o nosso site e encontre ótimas opções de imóveis para você morar ou investir! Fale conosco em nossos canais aqui em nosso site.