Além do desconforto dos ambientes quentes e abafados, muitas vezes o calor em casa traz outro problema: o susto na hora que chega a conta de luz, por conta do uso excessivo do ar-condicionado.

Mas você pode adotar algumas estratégias para deixar a sua casa mais fresca no verão e não gastar tanta energia elétrica para isso. Confira algumas dicas:

Ar-condicionado só nas horas de muito calor

Se for possível, procure usar mais os ventiladores – que consomem muito menos energia – e ligue o ar-condicionado apenas quando o calor for realmente insuportável. A diferença na quantidade de consumo de energia é enorme.

Não deixe o calor entrar

Em alguns horários do dia, a temperatura do ar externo é muito maior que a do interior da casa. Nessas horas, use cortinas para barrar a entrada da luz do sol – de preferência, cortinas de cores claras, que não absorvem tanto o calor. Além disso, é também possível usar películas reflexivas nos vidros das janelas (semelhantes às dos automóveis), que também podem limitar bastante a passagem do calor.

Ventile a casa nas horas mais frescas

Os horários do dia em que as temperaturas estão mais amenas – bem cedinho ou no final da noite – podem ser boas ocasiões para deixar a casa mais arejada com um ar mais fresco. Procure reparar em qual direção o vento está soprando e mantenha assim seus ambientes mais arejados.

Substitua as lâmpadas quentes

Aquelas lâmpadas fluorescentes antigas contribuem muito para esquentar o interior de casa. Vale a pena substituí-las por lâmpadas LED, que não esquentam e consomem muito menos energia elétrica.

Plantas e árvores

Decorar o interior com plantas torna qualquer ambiente mais aconchegante. Mas elas têm também a vantagem de filtrar a luz solar, colaborando para deixar o ambiente um pouquinho mais fresco. Na área externa, sempre vale lembrar que a sombra de árvores contribui bastante para refrescar a temperatura do interior de casa. Se for possível, plante algumas no entorno.

Ambientes leves e claros

Interiores com decoração em cores claras e aparência mais “clean”, sem o excesso de móveis e objetos, também se tornam mais frescos e confortáveis. E isso irá exigir um uso menor do ar-condicionado para refrescar os ambientes.