Se você aluga um imóvel, sabe o quanto é importante conseguir um ótimo inquilino. Qual é o seu perfil? O bom inquilino é aquele que paga em dias as alugueis, conserva bem o seu imóvel, te avisa quando surge algum problema e é flexível em resolvê-lo – em resumo: não te dá aborrecimento.

Por isso, se você tem um ótimo inquilino, vale a pena dar a ele uma atenção especial e até fazer algumas concessões para mantê-lo. Isso vai te poupar de muitos desgastes. Confira algumas dicas para mantê-lo:

Tenha sempre uma boa relação com ele

Quanto melhor a relação com o inquilino, menor o risco de dores de cabeça. Vale a pena manter contato frequente. Criar uma relação amistosa é importante para que o usuário do seu imóvel se sinta mais à vontade e acabe até por prezar mais pelos seus cuidados. Por isso, vale a pena dialogar frequentemente com ele.

Dê atenção às suas demandas

É muito comum que o inquilino procure o proprietário para propor melhorias e reformas no imóvel. Nessas horas, é importante dar a devida atenção a essas suas sugestões. Não é preciso concordar com tudo, mas fica sempre muito bem dar a devida atenção, escutar seus pedidos, dar os devidos argumentos contrários etc.

Faça os consertos que competem ao proprietário

O imóvel pode apresentar algum problema que não é decorrente do uso por parte do inquilino. Nestes casos, compete ao proprietário fazer esses consertos o quanto antes. Canos que geram vazamentos, infiltrações, a manutenção de aparelhos de ar-condicionado, a limpeza da caixa d´água e de calhas etc. Descuidar destes aspectos pode causar transtornos ao inquilino – e aborrecê-lo.

Cobre um preço justo

Exigir um valor acima da média do mercado é uma ação de dificulta a permanência de um bom inquilino. Por isso, se você acha que vale a pena mantê-lo, pode ser interessante cobrar um pouco menos. Abrir mão de uma pequena parte das receitas pode ser uma boa política, em nome de se livrar de problemas frequentes.