O uso de pneus como jardineiras para plantas e flores é uma solução sustentável e econômica para dar mais beleza aos seus jardins! Eles são muito fáceis de criar e também versáteis: os pneus podem ser usados tanto para criar jardins com plantas ornamentais quanto para o plantio de hortas – e de quebra, abastecer a sua cozinha. Confira a seguir algumas dicas:

Rústico ou moderno?

Qual o estilo do seu jardim? Se ele for mais rústico, você pode usar pneus sem nenhuma pintura, colocar a terra e o adubo em seu interior e escolher sua planta favorita. Mas se você prefere dar um toque mais alegre e moderno, pode usar cores vibrantes ou adotar uma cor que combine com os demais elementos decorativos do jardim. É só soltar a sua criatividade!

Qual tinta usar?

Para esta finalidade, as tintas mais indicadas são as de esmalte ou as automotivas. E lembre-se que é necessário escolher um tipo que seja resistente tanto ao calor quanto às chuvas.

Onde obter os pneus?

Não é difícil obter pneus velhos para usar como jardineiras. Podem ser os pneus descartados do seu carro ou obtidos em borracharias. Ou então você pode pedir a amigos ou familiares os pneus que eles iriam jogar fora. É melhor usá-los para criar jardins do que deixá-los abandonados e sujeitos a gerar focos de mosquitos ou a poluir o meio ambiente.

Quais tamanhos podem ser usados?

Outra dica é escolher pneus de variados tamanhos para criar jardineiras de diferentes portes. Além dos pneus para automóveis, podem ser usados pneus para ônibus, caminhões, motocicletas etc. Assim você pode fazer combinações bem criativas!