O momento é ótimo para comprar um imóvel! A oferta está alta, há imóveis em estoque e vendedores dispostos a negociar com mais facilidade. Aproveite!
Mas antes de fechar o seu negócio, leia estes 8 passos essenciais que você precisa dar para fazer uma ótima compra:
Passo 1 – Qual é o seu imóvel ideal?
Antes de escolher um novo imóvel, é preciso colocar-se em acordo com todos seus familiares. Converse com todos e procurem definir onde deve ser a nova moradia. Definam também os requisitos essenciais: quantos quartos? Quantas garagens? Precisa de jardim? Área de lazer? Com estas informações, já dá para fazer uma primeira filtragem dos imóveis oferecidos em nosso site. Basta acessá-lo aqui e começar a pesquisa.
Passo 2 – Como o imóvel será pago?
Tendo uma noção do valor a pagar, o passo seguinte é definir como o imóvel será pago: quanto será a entrada? Quanto será financiado? Quando do FGTS posso usar? Vou financiar ou entrar em um consórcio? Qual instituição oferece as melhores condições? Esta é uma etapa que exige muita pesquisa e paciência para se encontrar a melhor alternativa.
Passo 3 – Como fazer as contas certas?
Simultaneamente à etapa anterior, é necessário fazer muitas contas. Para fazer o cálculo correto, lembre-se que você não pode comprometer mais de 30% da renda familiar com o valor das parcelas. Preveja também outras despesas: reformas, acabamento do imóvel, mobília básica, taxas para a documentação, impostos etc. E vale a pena ter uma reserva para o caso de surgir um imprevisto e ficar mais difícil pagar as prestações mensais.
Passo 4 – Faça muitas visitas
Sabendo o seu limite de gastos, é hora de buscar o imóvel. A Galante Imóveis pode te prestar total assessoria para encontrar o imóvel que você procura, no bairro de sua preferência. Selecione em nosso site vários imóveis que podem atender aos seus desejos e agende com um corretor visitas a todos eles. Este é o momento de visitar vários imóveis. Isso é comum, pois a escolha deve ser muito bem feita.
Passo 5 – Conheça muito bem o imóvel escolhido
Encontrou um imóvel que agradou a todos? Dedique seu tempo agora a visitá-lo novamente em outros horários. Vá até ele à noite também. Procure saber todos os detalhes sobre o imóvel, o estado geral da estrutura, partes hidráulica e elétrica, avalie se a região é segura e silenciosa etc. É hora de esmiuçar aquele imóvel profundamente!
Passo 6 – Será um bom negócio?
Considere também o potencial de valorização do imóvel. Avalie se a região tem uma perspectiva de crescimento, recebendo mais comércios, novas vias, novos empreendimentos etc. Escolher um ótimo imóvel é bom – e é melhor ainda se ele se valorizar bastante ao longo dos anos!
Passo 7 – Muita atenção ao assinar o contrato!
Encontrou o imóvel e o vendedor topou o preço? Ótimo! Mas nem tudo está concluído. Antes de fazer qualquer pagamento, é preciso assinar o Contrato de Compra e Venda. Leia-o com muita atenção. Ele vai definir prazos, formas de pagamentos, condições para a compra etc. Não o assine caso não compreenda alguma cláusula. Contratos só devem ser assinados quanto tudo estiver esclarecido. Na dúvida, conte com o apoio do corretor. E avalie com muito cuidado se toda a documentação do imóvel está correta.
Passo 8 – Finalmente, o pagamento
O passo final é fazer o pagamento ao vendedor, comparecer ao registro de imóveis para regularizar a documentação e receber as chaves. A dica é somente fazer o pagamento quando todas as questões legais estiverem bem claras no contrato. Depois, é só curtir a casa nova!

E conte sempre com um corretor da Galante Imóveis, que pode te auxiliar em todas estas etapas.