Na hora de escolher um imóvel para alugar, é comum que nos deparemos com opções com ou sem mobília. Qual delas é mais vantajosa? Nem sempre um imóvel mobiliado pode ser a melhor solução. Veja a seguir os prós e contras de cada caso:

Mudança rápida
Uma vantagem de alugar um imóvel mobiliado é que você pode mudar-se para ele e já começar a usá-lo, sem gastar tempo e dinheiro com mobília. É fechar o negócio e logo usufruir. Para quem tem urgência e não dispõe de móveis próprios, eles são vantajosos.

Acostume-se com o estilo
Ao alugar um imóvel mobiliado será necessário acostumar-se com o estilo de decoração do proprietário do imóvel. Os móveis terão “a sua cara”. É verdade que muitos proprietários escolhem móveis com aspecto neutro, que podem agradar a qualquer um. Mas sempre pode haver algum aspecto que desagrade. Vale a pena levar isso em conta e não dar muita importância ao estilo do dono.

Vale a pena comprar a minha própria mobília?
Só vale a pena se você tiver uma certa estabilidade profissional e familiar e um vínculo mais forte com o local. Aí pode valer a pena começar a investir em móveis próprios (e levá-los com você cada vez que mudar de casa). Mas se você muda frequentemente de residência (por motivos de trabalho, por exemplo), comprar móveis pode se tornar um transtorno.

Estudantes
Pode não ser uma boa ideia aos jovens estudam, que saem da casa dos pais para estudar, comprar eletrodomésticos e mobília em um primeiro momento. Quando concluírem a faculdade terão uma noção mais clara dos rumos profissionais e poderão partir para uma mobília própria. Por isso, compensa a eles alugar um imóvel já mobiliado.

Muita atenção na conservação dos móveis
Quando um imóvel mobiliado é alugado é feita uma vistoria para documentar o estado geral do imóvel e sua mobília. Tudo precisa ser devolvido tal como foi encontrado, mesmo que a mobília tenha imperfeições (ela pode já ter sido usada por outros inquilinos). Se este for o caso, será preciso acostumar-se com essas imperfeições e conviver com elas, sem que os móveis se deteriorem ainda mais. Caso queira fazer alguma substituição, será necessário entrar em acordo com o proprietário e combinar como isso seria feito (se o próprio dono irá trocá-la, ou o inquilino, quem fica depois com o móvel novo etc.).

Tenha também os seus móveis e a decoração
Ainda que o imóvel seja mobiliado você pode ter peças próprias de menor porte e objetos de decoração pessoais (como quadros, arranjos, plantas etc.) que podem ser levados a qualquer outro lugar futuramente. Assim, ainda que você tenha que usar a mobília do proprietário, você pode decorar o espaço ao seu estilo, tornando o imóvel mais agradável e confortável.