A gestão de condomínios deverá enfrentar, em breve, um enorme desafio para manter seus processos ajustados aos requisitos do governo. Em breve, será obrigatório o uso do eSocial para os condomínios informarem ao governo os dados trabalhistas de seus funcionários. Como isso impactará na gestão dos condomínios? Saiba mais nos tópicos a seguir.
O que é o eSocial?
O eSocial é o nome popular dado ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, empregadores passaram a comunicar ao governo as informações sobre seus funcionários.
Por que ele tornou menos burocrático o envio de dados ao governo?
Com o eSocial o governo unificou as informações que os empregadores devem enviar ao governo, como os dados sobre vínculos empregatícios, folhas de pagamento, contribuições à Previdência, informes sobre acidentes de trabalho, avisos prévios, escriturações fiscais dados sobre o FGTS. Antes, as todas essas informações eram enviadas de forma separada a cada respectivo órgão, acentuando a burocracia.
Quando o eSocial foi implantado?
O eSocial foi instituído em 2014. No ano de 2015 esse procedimento se popularizou desde a criação do módulo Empregador Doméstico. Com ele, pessoas físicas que possuíam trabalhadores domésticos foram obrigadas a usar a plataforma do eSocial para informar os dados de seus empregados ao governo.
O uso do eSocial é obrigatório aos gestores de condomínios que possuem empregados?
Ainda não. Mas o governo já está estudando com seus técnicos esta medida, que em breve deverá se tornar obrigatória.
O que muda com a obrigatoriedade do uso do eSocial?
A obrigatoriedade do uso da ferramenta do eSocial irá exigir dos gestores de condomínios uma total adaptação de seus processos internos de trabalho. Ainda que o eSocial sirva para desburocratizar as operações, haverá um tempo de ajuste ao novo sistema que será inevitável, e que pode deixar os condomínios despreparados atrasados em suas obrigações com o governo. Vale lembrar que algumas gestoras são responsáveis por dezenas de condomínios, acentuando imensamente o volume de trabalho necessário para a adaptação.
Como a Galante Condomínios está lidando com esta questão?
A Galante Condomínios já está implantando o uso do eSocial nos condomínios por ela administrados. Dessa forma, seus processos de gestão já estão sendo ajustados para que, quando o governo determinar a sua obrigatoriedade, a empresa já esteja pronta para atender aos requisitos exigidos, além de ter seus processos simplificados e desburocratizados.