Muita gente que já possui um imóvel quitado levanta essa questão: vale a pena investir em um segundo imóvel? A resposta pode ser positiva, dependendo das circunstâncias e dos objetivos da pessoa ou da família. De fato, muitas pessoas precisam de um segundo imóvel, muitas vezes para deixá-lo com um parente ou para os filhos. Por isso, conheça a seguir em quais casos a ideia de comprar um segundo imóvel pode ser muito interessante:

Seu primeiro imóvel já está quitado

Se você já quitou o seu imóvel pode ser o momento de estudar a compra de um outro. Mas, caso ainda tenha prestações do imóvel a pagar, pode ser muito arriscado fazer uma nova dívida. Tanto que os bancos dificilmente aprovam um novo financiamento nessas circunstâncias. Inclusive pelas regras do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) não é possível obter um novo crédito com um financiamento ainda em aberto. Portanto, convém pensar na questão de um segundo imóvel apenas quando o seu primeiro estiver totalmente pago.

Imóvel para gerar renda

No momento as taxas de juros estão no patamar mais baixo da história. Com isso, muitos investimentos em renda fixa, mais conservadores, estão com rentabilidade baixa. Por isso, muita gente foi buscar nos imóveis que geram renda uma alternativa de investimento mais atraente. Nesses casos, é preciso fazer as contas: estimar o valor a ser desembolsado e a rentabilidade mensal que o imóvel poderá oferecer com a renda do seu aluguel. Haverá também um ganho com a valorização do imóvel ao longo dos anos. Nesse sentido, imóveis lançados nos melhores bairros, com alta procura por locação, costumam ser opções de investimento atraentes e seguras.

Aproveite as oportunidades dos lançamentos

Comprar um imóvel em um lançamento tem algumas vantagens. Dentre elas, a possibilidade de fechar o negócio por um valor atraente, abaixo do que o imóvel passará a ter na entrega das chaves. A valorização costuma ser considerável quando um empreendimento é entregue. Mas essa alternativa só funciona caso o comprador não tenha pressa em usufruir do imóvel (o que favorece quem já tem um imóvel quitado). Por isso, quem está nessas circunstâncias pode prestar atenção nos lançamentos e encontrar neles uma boa alternativa para investimento.

Formação de patrimônio

Há investidores que, já tendo o seu imóvel quitado, compram um segundo visando formar patrimônio e uma fonte de renda na aposentadoria. Caso haja tempo suficiente para dar uma entrada no imóvel e usar o pagamento do seu aluguel para quitar as parcelas, após um determinado prazo o imóvel estará 100% quitado. Após isso, todo o valor do aluguel se transformará em uma renda complementar. E com a vantagem de o imóvel ampliar o patrimônio pessoal e ganhar valor de mercado ao longo dos anos.

Um imóvel para o lazer

Este costuma ser um dos objetivos de quem já tem um imóvel quitado: comprar um segundo no litoral ou em uma cidade turística, ou mesmo em um lugar tranquilo onde possa ter um imóvel maior, com áreas verdes etc. Esta é uma opção comum, sobretudo para famílias, quando o casal já possui uma renda composta suficiente para investir em um local de recreação. Uma dica para isso é buscar um local de procura elevada, caso seja necessário se desfazer do imóvel no futuro para levantar recursos. Dessa forma, o capital ficaria imobilizado por menos tempo, caso isso seja necessário.

 

***

Precisa de mais informações para investir em um imóvel? Fale com os especialistas da Galante Imóveis! Visite o nosso site e entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.