A compra de um apartamento requer planejamento e organização, o que significa avaliar muitos detalhes. Um deles é a escolha do andar do apartamento, uma decisão que não é apenas de uma questão de gosto. Dependendo do andar do apartamento, muita coisa muda: o valor do imóvel, o nível de silêncio, a praticidade no dia a dia, a relação com os vizinhos etc.

Por isso, vamos listar a seguir questões que são necessárias ter em conta na hora de definir o andar mais conveniente para o seu apartamento.

Vista

Há pessoas que preferem uma vista ampla, onde se possa observar do alto a movimentação da cidade e nos arredores do edifício; mas há também quem prefira uma vista similar à de uma casa ou sobrado, quase ao nível da rua. Há gosto para tudo, mas vale reforçar que a questão da vista depende também de outros fatores: barreiras visuais diante do edifício, proximidade com outros prédios, incidência da luz solar, atrativos nos arredores (é melhor olhar para um parque ou lago do que para uma construção abandonada, por exemplo) etc. Portanto, a vista desejada é um dos aspectos a ter em conta na decisão do andar ideal.

Valores

No mercado de imóveis, quanto mais elevado o andar do apartamento, maior o seu preço. Andares altos costumam ser mais desejados, e por isso, seu custo em geral é maior. Por outro lado, é preciso avaliar se o orçamento permite a opção por um imóvel nos andares altos. A diferença de preço costuma ser considerável, e pode ocorrer do seu orçamento não permitir a escolha do “andar dos sonhos”. E sempre é melhor tomar uma decisão equilibrada, que não complique suas finanças, do que arriscar uma compra que escapa das possibilidades. Portanto, na hora de decidir, tenha em conta também essa relação altura X preço.

Praticidade

Quem prefere os andares mais baixos quase sempre aponta esta questão como um fator de decisão. Andares baixos são mais fáceis de ter acesso, sobretudo quando há uma falta de energia. Para pessoas idosas, essa questão pode ser decisiva. Além disso, quem mora nos andares inferiores muitas vezes não precisa ficar à espera do elevador, pois pode usar a escada e chegar rapidamente em casa. Assim evita-se o tempo de espera e o uso de elevador cheio, e mesmo a entrega de objetos grandes no apartamento ou o transporte de compras do supermercado, ou malas de viagem, podem ser facilitados. Em resumo: praticidade é uma das razões favoritas de quem prefere um andar inferior, especialmente no caso de pessoas mais idosas.

Silêncio e privacidade

Se estes aspectos são essenciais a você, especialmente se o edifício se encontra em uma rua movimentada e o imóvel está em frente a ela, sem dúvida a opção por um andar alto será essencial. Apartamentos em andar alto em geral são mais silenciosos, sem contar que ficam menos expostos ao barulho da circulação dos vizinhos. De fato, quem mora no térreo tem sempre alguém passando por perto da porta, ou precisa lidar com pessoas circulando pelas escadas. Mas, quem ocupa os andares mais altos está em uma posição mais reservada no edifício, com menos vizinhos nas imediações. Quem ocupa a cobertura, por exemplo, nunca terá problemas com barulho de “passos no andar de cima”, e o ruído das TVs dos vizinhos é menor.

Todas essas questões, portanto, precisam ser ponderadas na hora de decidir qual a melhor alternativa. Muitas vezes, o meio termo poder ser também uma opção atraente.