A pandemia provocada pelo novo coronavírus causou profundas mudanças no mercado imobiliário em 2020. E essas mudanças continuarão a ter impacto em 2021, pois boa parte delas geraram mudanças de hábitos e novas rotinas na vida das pessoas – o que afetou em cheio o mercado de imóveis.

Mais pessoas passaram a trabalhar em casa, escritórios ficaram menores, a conectividade reduziu as demandas de idas ao trabalho, a mobilidade de cidade ganhou força e qualidade de vida passou a ser mais desejada. Tudo isso teve reflexos no mercado imobiliário, e esses novos hábitos devem ser mantidos neste ano que agora começa. Conheça a seguir mais detalhes sobre essas tendências:

Famílias desejam mais espaço e lazer

Famílias com crianças passaram a desejar imóveis mais espaçosos e com mais opções de lazer ao longo de 2020. Como a possibilidade de trabalhar em casa ganhou força, muita gente passou a procurar imóveis com espaço suficiente para ter um home office tranquilo, reservado em relação à rotina das crianças. Por isso, muitas famílias que antes alugavam apartamentos menores buscaram imóveis mais espaçosos, e de preferência, com várias opções de lazer para as crianças no próprio condomínio. Como o home office deve se tornar cada vez mais comum, esta tendência certamente deverá se manter ao longo deste ano.

Imóveis menores: ótima opção para investimento

Os apartamentos pequenos e compactos, sobretudo aqueles situados nos bairros mais desejados, estão apresentando forte demanda para locação, especialmente por parte de profissionais jovens, casais sem filhos ou solteiros. Eles desejam a praticidade de estar perto de tudo, e com a possibilidade de mudar-se facilmente para outros bairros, caso seja preciso. Por conta disso, investidores estão comprando imóveis pequenos e bem localizados, pois o retorno alcançado pela sua locação e pela valorização do imóvel tem sido superior ao de aplicações financeiras conservadoras, sobretudo nestes tempos de juros baixos. Esse cenário está tornando tais imóveis muito procurados, e se o panorama dos juros for mantido neste ano, esta tendência deve continuar em alta.

Bairros e regiões mais tranquilas ganham preferência

A menor necessidade de estar presente no trabalho também levou muitas famílias a procurar locais mais amplos e tranquilos, afastados dos bairros agitados. Para muita gente, morar perto do trabalho deixou de ser uma necessidade. Assim, hoje é mais conveniente morar em um imóvel espaçoso, muitas vezes em um condomínio, de preferência com áreas verdes e opções variadas de lazer. Bairros de Campinas com este perfil ganharam força ao longo de 2020, e essa busca também tende a se manter ao longo deste ano.

Imóveis no interior ganham procura

Um movimento claramente notado ao longo do ano passado foi o de famílias que deixaram a capital em busca de locais mais tranquilos para morar no interior. Campinas recebeu muitos moradores de São Paulo ao longo de 2021, pois essas famílias estão encontrando aqui uma maior qualidade de vida, com menos desgaste com trânsito, poluição, além de mais áreas verdes e comodidades comuns na capital. Profissionais que não têm mais a necessidade de estar presente diariamente no trabalho são os que mais fizeram este movimento. Por isso, imóveis confortáveis e situados em condomínios atraentes de Campinas devem manter o seu apelo de mercado neste ano, incluindo demandas de famílias de fora da cidade.

Facilidade de financiamento deve ser mantida

Enquanto as taxas de juros forem mantidas em baixa e o crédito imobiliário se conservar com alta oferta, a procura pelo financiamento de novos imóveis deve continuar aquecida. Esse comportamento foi claramente notado ao longo de 2020, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o que manteve o mercado de venda de imóveis atraente. São esperados vários lançamentos de novos empreendimentos em 2021, e as opções nos melhores bairros devem continuar a ter um forte apelo, tanto para moradia quanto para investimento.

 

***

Mais dúvidas sobre o mercado de imóveis em Campinas e região? Fale com a nossa equipe! Nós podemos esclarecer qualquer outra dúvida que lhe auxilie a conquistar o seu imóvel neste ano. Visite o nosso site e fale com a gente!