Para comprar um imóvel, planejar-se cuidadosamente é o primeiro passo para essa importante conquista. Por isso, listamos a seguir quais são os pontos mais importantes para ficarmos atentos nesse planejamento. Eles vão facilitar, sem dúvida, o alcance desse objetivo. Confira a seguir quais são eles:

Qual é o caminho mais comum?

O caminho mais comum para a compra de um imóvel é dar uma entrada e financiar o resto do seu valor. Em muitos casos, os valores das prestações podem ser similares ao do aluguel que muita gente paga por mês. Por isso, reunir uma quantia para dar uma entrada é o primeiro passo para sair do aluguel e ter o seu próprio imóvel.

Como reunir recursos para dar uma entrada?

Reunir uma quantia suficiente para dar uma entrada em um financiamento requer disciplina e controle das finanças pessoais. É preciso que o seu orçamento mensal não estoure (ou seja, que você gaste menos do que ganha) e que os recursos poupados fiquem guardados em aplicações que rendam juros mensais.

Além disso, é essencial evitar endividar-se. Se parte da sua renda já está comprometida com o pagamento de dívidas, fica mais difícil obter aprovação de um crédito imobiliário.

Vale lembrar que há outros caminhos para reunir valores para dar uma entrada em um imóvel: há pessoas que vendem o seu automóvel e compram outro mais barato – ou mesmo não compram nenhum; outra possibilidade, válida aos casais, é compor a renda com seu cônjuge. Os recursos poupados por ambos são aceitos na aprovação de um crédito bancário, desde que ambos estejam com o “CPF limpo” e o pagamento das prestações do financiamento não comprometa mais de 30% da renda conjunta.

Qual o valor a ser reunido para a entrada?

Esse valor depende do imóvel que você deseja. Os bancos costumam exigir uma entrada de ao menos 20% ou 30% do valor do imóvel (isso varia conforme a instituição). O valor que você irá precisar para a entrada é esse percentual do imóvel desejado. Mas vale lembrar que não convém comprometer todas suas reservas financeiras com a entrada. Sempre é importante guardar uma quantia para emergências ou imprevistos.

Pesquise sobre os valores dos imóveis

Para saber quanto reunir de recursos para dar como entrada no financiamento, vale a pena ter uma noção dos valores dos imóveis. Visite, por exemplo, o site da Galante e tenha uma noção dos valores, que podem variar conforme o bairro, o tamanho do imóvel, os recursos que ele oferece etc. Mas é importante ter esses valores em mente para saber o quanto é necessário poupar.

Juntei os valores. O que fazer agora?

Tendo uma boa reserva para dar a entrada e ainda guardar recursos, o passo seguinte é obter a aprovação do crédito imobiliário. Uma dica é pesquisar bastante para obter um financiamento mais vantajoso, com crédito mais barato, para que você pague prestações menores. Mas procure assegurar que o financiamento será aprovado antes de procurar um imóvel e fechar o negócio. Evite a decepção de encontrar um imóvel maravilhoso e depois não ter o crédito concedido.

***

Mais dúvidas? Fale com a nossa equipe! Nós podemos esclarecer qualquer outra dúvida que lhe auxilie a conquistar o seu próprio imóvel. Visite o nosso site e fale com a gente!