A compra de imóveis está em alta. Como isso é possível? Em um ano de 2020 marcado por uma pandemia em escala internacional, ao contrário do que poderia imaginar, o que nós observamos é um movimento intenso de compra de imóveis. Como isso pode te afetar?

Vale a pena estar atento a este cenário: quando o mercado está aquecido e a demanda pela compra de imóveis está em alta, o conjunto puxa para cima o seu valor. Os efeitos serão sentidos mais claramente daqui a um ou dois anos. Por isso, quem deixar para comprar um imóvel no futuro, muito provavelmente vai encontrar preços mais elevados.

Como explicar esse cenário de compras de imóveis em alta? Há vários motivos que podem dar a entender esse fenômeno. Conheça a seguir quais são eles:

Juros baixos

Nunca as taxas de juros estiveram tão baixas no Brasil. E isso tornou o financiamento para a compra de imóveis mais barato do que nunca. Além disso, os bancos privados, atentos ao cenário, entraram de cabeça no segmento de financiamento imobiliário. Esses contratos são longos, duram facilmente mais de uma década, e eles enxergaram aí uma oportunidade de reter clientes por períodos de tempo duradouros. É comum encontrar, hoje, bancos privados com condições melhores que as da Caixa.

Além dos juros baixos (determinados pelo Banco Central), os bancos passaram a competir entre si para ver quem oferece as taxas mais atraentes aos consumidores. Resultado: hoje há crédito imobiliário abundante e a juros reduzidos. Isso está atraindo muita gente que deseja comprar o próprio imóvel.

Crédito rápido

Se no passado a aprovação de um financiamento para comprar um imóvel era um processo que poderia durar meses, hoje em dia, em poucas semanas você pode ter o crédito disponível. Os cadastros eletrônicos que mapeiam o comportamento de cada consumidor (o chamado “score”) tornaram muito mais ágeis os processos de análise de crédito. Por isso, quem tem as contas em dia, pode conseguir aprovar um crédito para comprar um imóvel em pouco tempo. Em menos de um mês você pode receber as chaves de um imóvel novo.

Composição de renda favorece ao crédito

Além disso tudo, compor renda para aprovar um crédito para comprar de um imóvel tornou-se mais fácil atualmente. Até há alguns anos, apenas o cônjuge ou uma pessoa com união estável registrada podiam compor a renda para ter um crédito aprovado.

Nos dias de hoje, é possível compor renda com filhos, irmãos, pais e até mesmo com pessoas sem vínculo familiar, desde que atendam aos requisitos das instituições. Dessa forma, ficou muito mais fácil, para muita gente, reunir a quantia necessária para dar uma entrada em um imóvel (pelo menos cerca de 20% do seu valor) e ter condições de não comprometer em mais de 30% a renda mensal conjunta, uma exigência dos bancos para ter o crédito imobiliário aprovado.

Ainda há imóveis com preços atrativos

A forte recessão que atingiu o país entre 2015 e 2017 deu uma freada no mercado imobiliário, e muitos imóveis mantiveram estabilizados os seus valores até hoje. Por isso, não é difícil encontrar, no momento, imóveis sendo oferecidos com preços atraentes, sobretudo aqueles imóveis de estoque, que foram construídos na época e não chegaram a ser vendidos. Isso também está contribuindo para o aumento da compra de imóveis.

Preço dos imóveis tende a crescer

Além dos juros baixos, crédito farto e imóveis a preços mais em conta, muita gente está atenta à demanda aquecida e está aproveitando para comprar um imóvel agora. O aquecimento das vendas faz acentuar a procura, e com isso, os preços dos imóveis sobem. Daqui a alguns anos esse efeito será mais notável, e será mais difícil comprar um imóvel. Por isso, esperar pode ser uma decisão arriscada. O cenário está bastante favorável a quem quer comprar agora o seu próprio imóvel.

 

***

Encontre em nosso site centenas de grandes oportunidades!

Aproveite o momento para fazer um ótimo negócio! E conte com a nossa assessoria. Conheça os nossos imóveis e aproveite o cenário favorável para realizar o seu sonho. Visite o nosso site e aproveite!