Nunca o financiamento de um imóvel foi feito com taxas de juros tão reduzidas. E essa queda das taxas de juros levou muitos bancos privados a entrarem de cabeça no crédito imobiliário, a ponto de oferecem hoje taxas mais reduzidas que as da Caixa, que tradicionalmente foi a instituição responsável pela maior parte dos financiamentos de imóveis no país.

Por isso, muita gente está aproveitando esse cenário favorável para adquirir o seu imóvel. As vendas seguem aquecidas neste ano, apesar das limitações provocadas pela pandemia.

Como tirar proveito desta circunstância? Conheça a seguir algumas dicas para encontrar a melhor opção para financiar a compra do seu imóvel e aproveitar este momento favorável. Com algumas sugestões, você pode encontrar a alternativa mais vantajosa.

Compare as opções de financiamento

Se no passado o caminho natural para financiar um imóvel era bater nas portas da Caixa, hoje o cenário é bem diferente. Os bancos privados estão competindo ferozmente para atrair clientes com taxas bem interessantes, e por isso, vale muito a pena pesquisar bem a melhor opção. Faça uma busca pela instituição que oferece as condições mais vantajosas. Evite optar pelo primeiro banco que está ao seu alcance.

Avalie o pacote completo

Sempre vale reforçar este alerta: o financiamento de um imóvel é um pacote que inclui em seus custos não apenas o valor dos juros. Ele também abarca taxas com seguros, que dependendo do caso, podem tornar o pacote de financiamento em um banco mais caro do que outro que trabalha com taxas de juros maiores. Portanto, não fique de olho apenas nas taxas de juros. É preciso levantar os custos completos para descobrir o melhor plano.

Pesquise pelo Custo Efetivo Total

Para tornar mais fácil a comparação, procure avaliar o Custo Efetivo Total (CET) que cada banco oferece em seus planos de financiamento. O CET resume em um único índice todos os custos que são incluídos no pacote, como as taxas de juros, seguros, e todos os demais custos. Basta identificar qual banco oferece o CET menor. Esse será o que tem o plano mais vantajoso.

Explore o relacionamento com o seu banco

Um fator que pode ser benéfico é o histórico de relacionamento com o seu banco. Quanto mais tempo você for cliente de uma instituição, maior a chance de ele oferecer uma condição mais vantajosa. Além disso, quem já é correntista de uma instituição e possui investimentos também pode ter acesso a taxas mais vantajosas. Lembre-se que eles não querem perder, de jeito nenhum, a relação com um cliente. E um financiamento imobiliário costuma ser duradouro, o que para eles significa muito tempo de relacionamento. Tire proveito disto.

Vale a pena negociar a melhor condição

Como em todo negócio, pechinchar e negociar é sempre algo que você não pode deixar de fazer. Se você tem em mãos mais de uma proposta, fica mais fácil negociar uma condição mais favorável com um banco. Eles têm total interesse em conquistar um novo cliente. Use isso a seu favor para obter o pacote de financiamento mais vantajoso.

Qual valor a ser financiado?

Para responder a esta questão, dê uma boa pesquisada no valor dos imóveis no bairro que você deseja. Visite o nosso site e faça um levantamento das opções. É importante ter uma noção prévia do quanto será necessário financiar antes de procurar uma instituição. Visite o nosso site e conte com o apoio da Galante!