Trabalhar em um home office já era uma prática em alta antes de pandemia. Com sua chegada e o forçoso isolamento social, o home office deixou de ser apenas uma tendência para se transformar em regra para muitos profissionais.

O problema é que tudo aconteceu muito rápido. Muitos tiveram que montar um home office às pressas, e nem sempre puderam criar um espaço adequado.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para ter um bom home office, confortável e produtivo, visto que esta tendência parece ter chegado para ficar e deve ser mantida daqui por diante. Confira nossas dicas:

1. Local apropriado e reservado

Um home office precisa, inicialmente, de um local apropriado. De preferência, um local fixo, onde você possa organizar todos os seus equipamentos e materiais de trabalho.  O ideal é ter um cômodo da casa exclusivo para isso, que seja isolado e livre de distrações, ruídos, pessoas passando etc.

Como nem todo mundo dispõe de um cômodo livre, uma opção é procurar separar um canto da casa só para o home office. É possível, por exemplo, instalar uma divisória em uma parte da sala para tentar criar um canto mais reservado.

2. Ergonomia

Se nos escritórios é comum haver cadeiras apropriadas para trabalhar, nem todo mundo dispõe de uma boa cadeira no home office. Se você acredita que ficará por muito tempo trabalhando em casa, vale a pena investir em uma cadeira confortável, que lhe proporcione uma ergonomia correta. Isso é essencial para a sua saúde.

Uma boa cadeira deve ter um encosto lombar que permita manter a coluna na posição correta. Além disso, ela deve ser ajustada para que seus pés descansem, apoiados firmes no chão ou em um apoio.

Ao mesmo tempo, posicione a tela do seu computador de forma a mantê-la na altura dos seus olhos, para que você olhe de frente, sem ter que curvar-se. No mercado, por exemplo, há suportes que mantêm mais elevadas as telas dos notebooks, e eles podem ser bem úteis. A altura da mesa e do teclado, por sua vez, deve ser tal que permitam você manter os antebraços descansados e paralelos ao chão.

3. Iluminação correta

Este é outro item essencial para a sua saúde, pois a iluminação adequada é importante para não forçar a sua vista, o que também previne dores de cabeça e desconforto ao trabalhar.

Para isso, é importante que seu home office tenha uma boa iluminação, projetada sobre a sua área de trabalho (e não uma luz projetada das suas costas, gerando sombras em seu espaço).

Para isso, uma dica é dispor de luminárias de mesa com luzes LED, que garantem uma boa luminosidade e não gastam muita energia. Se for possível instalar luzes no teto, como spots ou trilhos com pontos de luz, melhor ainda.

Outra dica importante é montar seu home office junto a janelas. Além de contar com a luz natural, olhar pela janela ajuda a descansar a vista, que permanece durante muito tempo focada em um ponto fixo. Ao mudar o foco do olhar para o ambiente externo, você permite descansar o nervo ótico, o que aumenta nosso conforto.

4. Material organizado

Ao criar seu home office, é essencial manter seu material organizado para aumentar a produtividade. Por isso, será inevitável ter em casa armários e gavetas destinados a essa finalidade.

E você pode também contar com pastas para organizar papeis e documentos, além de compartimentos para guardar canetas, clipes, grampeadores, agendas, livros etc. Você pode também investir em um quadro branco, para anotar lembretes e organizar suas tarefas, e em um quadro com fundo em cortiça para fixar papeis, cartões, recados etc.

Com tudo bem organizado e arrumado, você perde menos tempo e consegue ter horas mais produtivas.

5. Personalize o seu espaço

Esta é uma das grandes vantagens do home office: se em sua empresa você talvez não tivesse muita margem para deixar o espaço de trabalho com a sua cara, em casa isso fica muito mais fácil.

Você pode, por exemplo, decorar seu home office com vasinhos com plantas, lembranças de viagens, canecas, porta-retratos, hobbies etc. Apenas tome cuidado para não exagerar, pois eles podem te distrair demasiadamente e atrapalhar o seu foco.

6. Organize o excesso de fios

Uma fonte de desconforto no home office é o excesso de fiação sobre a mesa: computador, monitor, impressora, teclado, celular etc. Uma dica é dispor de uma régua com um filtro de linha, que além de organizar melhor os fios, ainda protege seus equipamentos contra picos de energia na rede elétrica.

Uma opção para organizar essa bagunça é contar com equipamentos sem fio. Há muitos tipos de teclados e mouses sem fio que atenuam esse problema.

E uma dica para deixar sua mesa mais livre é apoiar mais equipamentos nas paredes. Você pode instalar prateleiras de parede para colocar sua impressora em uma posição elevada, ou um suporte de parede para erguer o monitor (semelhante aos suportes usados para TVs). Assim você ganha espaço livre em sua mesa de trabalho e facilita as suas tarefas.

***

Curtiu nossas dicas? Caso você precise de um imóvel mais amplo para contar com um espaço adequado e confortável para o seu home office, visite o nosso site! Nele você vai encontrar ótimos imóveis com mais espaço para as suas necessidades e as de sua família. Fale com a Galante!