O aumento de casos de doenças provocadas pelo coronavírus está alterando a rotina de muita gente. A pandemia, em escala mundial, está obrigando a todos a evitar ambientes fechados e com aglomerações de pessoas para evitar contrair o vírus, que se espalha com o contato com a saliva de pessoas infectadas.

Em Campinas, após a confirmação do primeiro caso de contaminação, a Prefeitura determinou no dia 13/03 o cancelamento de todas as atividades que concentrem a população. Desde então, cultos religiosos, shows, competições esportivas etc., deixaram de receber o público. A Unicamp e a PUC interromperam todas as sus aulas. Escolas seguirão a mesma recomendação.

De forma geral, a melhor medida preventiva, além da higiene pessoal, tem sido evitar ambientes com grande reunião de pessoas. E isso pode também ser aplicado aos condomínios, onde muita gente convive lado a lado – sobretudo nos edifícios.

Neles também é preciso adotar medidas de prevenção, especialmente nas áreas comuns. Conheça algumas delas:

Áreas comuns

Locais como elevadores e garagens exigem maior cuidado com a higiene. Convém que os condomínios ofereçam equipamentos como dispensers de álcool em gel junto a esses locais, para facilitar a limpeza das mãos. Além disso, vale a pena manter higienizados corrimões, maçanetas, interruptores e todos os outros objetos que pessoas tenham contato frequente com as mãos.

Banheiros em áreas comuns

Eles também precisam ser higienizados com mais frequência, especialmente nos locais onde há mais contato com as mãos. Limpe esses ambientes com água sanitária diluída em água ou álcool com concentração superior a 70%. Vale a pena aumentar a intensidade de limpeza desses locais.

Festas e reuniões

Durante esta temporada, convém evitar promover festas ou reuniões familiares e de amigos com muitas pessoas. Isso é especialmente importante nos locais fechados, como o salão de festas ou mesmo em casa. Vale lembrar que as pessoas podem contrair o vírus e não manifestar sintomas por terem boa imunidade, mas elas podem transmitir o vírus a pessoas com defesas mais fracas.

Cuidados dentro de casa

O ideal é manter os ambientes em casa bem arejados e ventilados. Sempre que possível, abra bem as janelas. E procure manter pisos e banheiros mais limpos que o habitual. Vale também a dica de limpá-los mais vezes com água sanitária ou álcool com concentração superior a 70%.

Limpeza de objetos que tocamos

Esta recomendação vale para qualquer época, mas vale ser reforçada nesta temporada. Procure higienizar aqueles objetos que mais pegamos com as mãos, principalmente aqueles que tocamos ao chegar da rua: molhos de chaves, fechaduras, maçanetas, interruptores, puxadores de armários e gavetas, controles remotos de TVs, talheres etc. Vale a pena reforçar a limpeza desses objetos.

Celulares e computadores

O celular requer cuidados de higiene redobrados. Como eles frequentemente ficam em contato com superfícies sujas – como mesas, bolsas, mãos sujas etc., eles concentram bactérias, que ainda ficam em contato direto com o rosto das pessoas, por onde elas podem ser contaminadas. Por isso, procure higienizar frequentemente o seu celular com álcool em gel ou com papel higiênico embebido em álcool. Faça isso mais de uma vez por dia, se for preciso. O mesmo se aplica ao teclado do computador e ao mouse, que também exigem limpeza mais frequente com os produtos apropriados.