Alugar um imóvel é uma decisão que exige uma série de cuidados. Afinal, é um compromisso que você assume por muitos meses e que terá um custo total considerável.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas importantes que listamos a seguir para que o seu aluguel seja feito sem sustos e desgastes:

1. Escolha cuidadosamente o local

Definir o local onde você vai morar afeta grande parte da sua rotina. O tempo de deslocamento aos locais de trabalho, escola das crianças, atividades de lazer, comércio etc. vai depender da sua escolha. E nem sempre a opção mais cômoda é a mais acessível. Por isso, converse com seus familiares e estude bem o local onde definir. Se for preciso, conte com um especialista da Galante para encontrar a melhor solução entre localização e custos.

2. Seja flexível: não existe imóvel perfeito

Após visitar alguns imóveis previamente (nós sempre recomendamos), é natural que surjam os pontos positivos e negativos de cada imóvel. Um deles está em um andar muito baixo, o outro é pequeno, o outro é mais afastado etc. Por experiência, sabemos que é muito improvável encontrar um imóvel que reúna todas as condições ideais. É preciso tolerar algumas desvantagens e escolher aquele que traga o maior número de benefícios possíveis.

3. Faça o orçamento correto

Sempre é necessário calcular bem todas as despesas que o aluguel de um imóvel irá gerar. Para isso, é preciso fazer as contas certas. Além do custo do aluguel, não se esqueça de incluir os valores do condomínio, despesas com água, energia, gás, telefone, internet, ou mesmo o aluguel de vagas extras na garagem. O ideal é que o custo total dessas despesas não comprometa mais que 30% da renda familiar mensal.

4. Garantia do aluguel

Todo aluguel de um imóvel exige a oferta de uma garantia ao locador. Normalmente é escolhido um fiador, cuja função é assegurar os pagamentos das mensalidades ao proprietário caso o locatário não honre os acertos. Uma alternativa é contratar um seguro-fiança, que nada mais é que uma empresa que assume esse papel do fiador – e que atende bem a quem tem dificuldades em indicar um fiador.

5. Faça a sua vistoria no imóvel

Uma imobiliária como a Galante sempre elabora um laudo de vistoria do imóvel que é ofertado para locação. Ele serve para comprovar detalhes do estado de conservação do imóvel, que deve ser devolvido nas mesmas condições. Mas nada impede que você, locatário, faça a sua própria vistoria. Você pode registrar, por conta própria e para o seu controle, o estado de conservação do imóvel e assegurar que ele seja assim mantido.

6. Verifique a documentação e as contas do imóvel

Antes de alugar um imóvel, também vale a pena checar se toda a documentação e todas as contas do imóvel estão em dia. Uma imobiliária como a Galante pode te auxiliar nessas questões. Caso contrário, você corre o risco de alugar um imóvel e ter a luz ou a água cortada porque um inquilino anterior não quitou as despesas anteriores.

7. Confira todos os detalhes do contrato

É importante verificar com muita atenção todos os detalhes do contrato: prazos, datas de pagamento, condições para devolução, aviso prévio de saída, critério de reajustes, multas etc. Nunca assine um contrato se alguma cláusula for duvidosa. Conte com o auxílio de um especialista, se for preciso. A Galante também pode te apoiar nesses momentos.

SAIBA MAIS:

Clique aqui e veja aqui mais de 600 imóveis para alugar em Campinas no site da Galante!