Nesta época do ano, Campinas recebe uma quantidade grande de universitários que vêm à cidade iniciar os seus estudos. E uma preocupação imediata de todos eles é como alugar um imóvel.

Para esclarecer as principais dúvidas, listamos a seguir algumas dicas valiosas. Confira:

1. Quando devo começar a procurar um imóvel para alugar?

Nesta época do ano, a procura por imóveis para locação aumenta. Por isso, uma dica é antecipar a sua pesquisa, especialmente se você acredita que tem boas chances de entrar em uma universidade. Assim você já pode se familiarizar com os bairros mais interessantes, ter uma noção de valores e encontrar boas oportunidades.

No site da Galante Imóveis você já pode ter uma noção das melhores opções e das distâncias em relação às universidades. Vale a pena começar a pesquisar.

2. Documentação e garantia

Para alugar um imóvel é necessário fornecer os dados dos seus documentos pessoais e definir qual garantia será oferecida na locação. As mais comuns são um fiador ou um seguro fiança.

A garantia consiste em definir um responsável pelos pagamentos em caso de não quitação das mensalidades do aluguel. Nesses casos, o fiador fica responsável por isso, ou a empresa de seguros contratada.

Normalmente, o fiador deve ser uma pessoa que possua um imóvel quitado em seu nome e que apresente uma declaração de renda. E muitos proprietários de imóveis exigem que ele possua um imóvel na mesma cidade.

Aqui na Galante podemos esclarecer mais detalhes a respeito dos critérios para a escolha de um fiador ou de uma empresa de seguro fiança, caso prefira esta opção.

3. Visite mais de um imóvel

Quando a sua vinda à cidade estiver confirmada e você já tiver definido como será oferecida a garantia, é hora de selecionar os imóveis que você gostaria de visitar. Separe pelo menos três boas opções.

E em cada um deles avalie aspectos como a distância ao seu local de estudo, existência de transporte público, facilidade de acesso, nível de ruído, oferta de garagem (caso você tenha um carro) etc.

4. Conheça melhor o bairro

Na hora de escolher um imóvel, uma dica é percorrer a pé as imediações no bairro para conhecer a rede de comércios da região. Avalie se há supermercados, farmácias, padarias e restaurantes por perto. Tenha certeza: tudo isso vai facilitar muito a sua rotina quando as aulas começarem.

5. Que tipo de imóvel é mais vantajoso?

Um aspecto importante, que irá facilitar seu dia a dia, é escolher um imóvel que já possua mobília. É comum encontrar imóveis oferecidos já mobiliados, ou parcialmente mobiliados. Outro fator favorável é a existência de armários ou móveis planejados. Tudo isso irá poupar tempo e recursos quando você vier se mudar para um novo imóvel.

___

Para finalizar, lembramos mais uma vez que você pode contar com a Galante Imóveis para qualquer orientação na escolha do melhor bairro e na busca por um imóvel. Conte sempre com nossa longa experiência em Campinas para fazer uma excelente escolha!