Muita gente sonha em ter o seu próprio espaço, personalizado do jeito que mais gosta, e estar livre da instabilidade e dos gastos do aluguel. Juntar recursos para criar o próprio patrimônio é mais vantajoso, e por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para você dar o sonhado passo de adquirir o seu primeiro apartamento:

1. Organize as suas finanças

Para comprar um imóvel, é preciso, basicamente, duas coisas: ter recursos para dar uma entrada em um financiamento e capacidade de pagar as prestações. Quem paga aluguel para morar em muitos casos já poderia destinar essa verba do seu orçamento às prestações do imóvel.

Mas é preciso organizar muito bem as finanças: saber muito bem todas as despesas do mês, quanto sobra, quanto é possível guardar, no que é possível gastar menos e quanto se pode destinar às parcelas. Em resumo: ter muito controle das finanças pessoais para ter condições de honrar as despesas.

2. Levante todos os custos

Ao comprar um apartamento, é preciso ter em conta não apenas o valor do imóvel, mas todas despesas envolvidas: as taxas e tributos municipais (como o ITBI), os gastos com documentos em cartórios, as novas despesas que surgirão com o novo imóvel (mobília, água, luz, gás, internet etc.), manutenção do apartamento etc. Procure estudar com calma tudo o que está envolvido para fazer a conta certa. Em caso de dúvidas, converse com um corretor da Galante Imóveis.

3. Pesquise a melhor opção de financiamento

Escolher o plano de financiamento também exige pesquisa para definir qual é a opção mais vantajosa. Há financiamentos de bancos públicos, de bancos privados, consórcios, financiamentos das construtoras (quando o imóvel está na planta) etc. Vale a pena avaliar todas as possibilidades pois sua economia pode ser grande.

4. Comece por um imóvel acessível e atraente

Nem sempre o nosso primeiro apartamento será no local ou do tamanho dos nossos sonhos. Os custos podem impedir isso. Mas é possível começar por uma opção atraente e que cabe no seu bolso. Em um segundo momento você pode partir para um imóvel que sempre sonhou. O importante é ter paciência e pés no chão. Assim você pode, aos poucos, ir conquistando os seus objetivos.

Mais dúvidas? Fale com a Galante aqui! Será um prazer lhe auxiliar a dar os passos para a compra do seu primeiro apartamento!