Mesmo com sua grande urbanização, Campinas ainda preserva locais onde é possível curtir a beleza e o sossego da natureza sem sair da cidade. Você conhece esses lugares? Confira a seguir ótimas opções de passeios junto à natureza em Campinas:

1. Parque Ecológico

Além das suas belezas naturais, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim tem um belíssimo paisagismo assinado por Burle Marx, um dos mais famosos arquitetos paisagistas do país. Situado na região leste da cidade, o parque é a maior área de lazer de Campinas, com 1,1 milhão de metros quadrados! Além de dispor de belos jardins, o parque ainda preserva sua casa grande e uma tulha, remanescentes da antiga Fazenda Mato Dentro que ocupava o local no passado. Uma ótima atração para quem curte natureza e história!

.

2. Mata de Santa Genebra

Situada no distrito de Barão Geraldo, a Mata de Santa Genebra é a maior floresta urbana de Campinas. Sua vegetação nativa preserva uma pequena parte da Mata Atlântica original, o que garante ótimos passeios pela sua exuberante natureza. Sua área total de proteção ambiental é de 251,7 hectares e ocupa uma área onde, no passado, se situava a Fazenda Santa Genebra. Visitas guiadas são frequentemente organizadas pela administração da mata. Vale a pena conhecê-la!

.

3. Serra das Cabras

Localizada no distrito de Joaquim Egídio, a Serra das Cabras oferece lindas vistas da natureza da região e da própria cidade de Campinas. Nela está o ponto mais elevado da cidade, a 1.078 metros de altitude. Seu pico está a 30 km do centro de Campinas e boa parte do local está situado em uma APA (Área de Proteção Ambiental). Para chegar ao local é preciso ir por uma estrada de terra que sai de Joaquim Egídio. No alto da Serra das Cabras, junto ao Monte Urânia, situa-se também o Observatório Municipal. Ao seu redor há lindas pedras e trilhas para curtir suas belezas naturais.

.

4. Lagoa do Taquaral

A lagoa do Taquaral é uma das áreas verdes favoritas da população de Campinas. Situada no Parque Portugal, o local preserva espaços que no passado eram da Fazenda Taquaral, que pertencia a Barreto Leme, um dos fundadores de Campinas. A lagoa ocupa uma área de 165 mil m2 e oferece uma agradável pista de caminhada ao seu redor, com muito verde e áreas sombreadas. O local costuma ser muito concorrido nos finais de semana, pois os visitantes são atraídos por várias atrações do Parque Portugal, como os parques para as crianças, os passeios de bonde, as visitas à caravela, as atrações musicais na concha acústica, as áreas para esportes, os passeios nos pedalinhos etc.

.

5. Parque Ecológico da Cidade Universitária

Situado entre a Unicamp e a Cidade Universitária, em Barão Geraldo, o Parque Ecológico Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho é um lindo espaço de lazer, com muita natureza, bosques, pistas de caminhada e um lago. Com 13,44 hectares, ele permite passeios em meio a agradáveis áreas verdes e espécies de aves. Boa parte de suas pistas sombreadas são situadas em meio a florestas com espécies nativas, muito tranquilas e agradáveis. Há também espaços de lazer para as crianças se divertirem.

.

.

6. Bosque dos Jequitibás

Em termos de tamanho, ele não é tão grande quanto outras áreas naturais de Campinas. Mas dos seus 10 hectares de extensão, cerca de 2,33 hectares de mata correspondem a áreas nativas da Mata Atlântica, que foram preservadas em meio a uma das áreas mais densamente ocupadas de Campinas. E o bosque é bastante antigo: ele foi inaugurado em 1880 com um projeto do renomado arquiteto Ramos de Azevedo. Ele desenhou o parque com base no conceito de “jardim inglês”, que também correspondia ao estilo do Jardim Público de Campinas (uma linda praça que se situava onde hoje está o Centro de Convivência).

.

7. Pedreira do Chapadão

A antiga pedreira do Chapadão, localizada no bairro de mesmo nome, foi transformada em um agradável parque onde belas áreas verdes foram preservadas. Com 130 mil m2 de espaços verdes, o local ainda oferece pistas para caminhada e até uma área para shows. Um destaque é a beleza de seus paredões de pedra, remanescentes da antiga pedreira, que proporcionam um belo visual a quem passeia pelo parque.

.

.

8. Fazenda Santa Elisa

A Fazenda Santa Elisa é uma das maiores áreas verdes de Campinas. Ela tem 692 hectares e 14 km de divisas, ocupando uma área junto à rodovia Zeferino Vaz (o “tapetão”). Sua mata e suas florestas são tão importantes que foram tombadas pelo CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). Na fazenda são realizadas experiências do Instituto Agronômico de Campinas e ela tem, até hoje, vários edifícios históricos preservados. Pena que as visitas ao local possuem uma certa restrição. Mas ela é, sem dúvida, uma das áreas verdes mais belas de Campinas!

.

(imagens: Prefeitura de Campinas)