Sair do aluguel e comprar o próprio imóvel é muito vantajoso! E o passo a ser dado nem sempre é tão difícil quanto parece.

Por isso, saiba as vantagens de aplicar as suas rendas em um imóvel próprio e como isso pode ser feito:

Guarde para você o que você ganhou

Talvez o maior aborrecimento de quem depende de morar de aluguel é destinar o seu rico dinheirinho a algo que não fica para você. E esse montante nem sempre é pequeno!

Por isso, se ao invés de pagar mensalmente um aluguel você conseguir pagar as prestações de um imóvel, isso é muito mais vantajoso! Você estará construindo o seu patrimônio, ou seja, guardando os seus recursos em algo que será seu e poderá seu usado no futuro.

Imóveis podem se valorizar

Ao pagar todo mês o seu financiamento – ao invés de um aluguel –, com o passar do tempo esse valor aplicado no seu próprio imóvel pode se multiplicar. Isso acontece quando compramos um imóvel que se valoriza e ganha valor de mercado com o passar dos anos.

A valorização pode não acontecer no curto prazo, mas imóveis sempre tendem a se valorizar com o passar dos anos – especialmente quando estão em bairros de alta procura e possuem características atraentes.

Saia das incertezas

Morar em uma casa própria é algo que traz muita tranquilidade. Ao depender do aluguel, você vive sujeito à vontade dos proprietários. Eles podem requisitar o imóvel de volta a qualquer momento, exigir valores mais altos na hora de renovar o aluguel, não autorizar reformas que você gostaria de fazer no imóvel etc.

Tudo isso cria um clima de indefinição e instabilidade que, ao longo dos anos, provoca muito desgaste. E essa instabilidade afeta toda a sua rotina, pois pode exigir mudanças de casa no futuro ou mudanças de bairros. E isso tudo se complica quando a família tem filhos.

Quem mora no próprio imóvel, contudo, não precisa ter todas essas tensões e ainda pode investir em melhorias do imóvel sempre que quiser, como quiser. Você terá, sem dúvida, muito mais tranquilidade e estabilidade.

Planeje as suas despesas

Planejar os gastos é algo essencial para manter as contas em ordem. E normalmente as prestações do financiamento costumam ser pré-definidas, o que torna mais fácil organizar as contas mensais. Aluguéis, por sua vez, podem ter reajustes variáveis ao longo dos anos, que dependem dos valores e taxas de mercado.

Quando a compra de um imóvel deve ser feita?

Se você já tem definido em qual cidade vai trabalhar e com quem irá constituir uma família, sem dúvida chegou a hora de empregar os seus recursos no financiamento de um imóvel.

Para isso, o que você precisa é ter um certo capital para ser usado como entrada em um financiamento. Com isso, você passa a pagar mensalmente as prestações da casa própria – e não mais o aluguel.

Você pode também financiar um imóvel ainda que não tenha um futuro definido. Neste caso, a dica é investir em um imóvel com boa localização e com potencial de valorização. Assim, se você precisar se mudar, será fácil alugar o imóvel que você está financiando – que poderá ser pago com o valor que você recebe do aluguel.

.

Ainda está em dúvida? Fale com um consultor da Galante Imóveis e receba a nossa total assessoria para lhe auxiliar! É só visitar o nosso site aqui.