Fazer uma boa reforma é uma maneira valorizar o seu imóvel. Mas lembre-se que nem toda reforma produz este efeito. Mudanças excessivamente personalizadas podem não despertar o interesse de interessados no seu imóvel, fazendo-o se desvalorizar.

Por isso, vale a pena conhecer quais aspectos têm maior potencial de valorização do seu imóvel, por serem detalhes comumente desejados no mercado:

Materiais de bom acabamento

Acabamentos de alta qualidade não precisam ser necessariamente caros. Há materiais que custam só um pouco mais que outros mais básicos, mas que apresentam qualidade muito superior. Há alguns pisos em porcelanato, por exemplo, que têm um custo não muito elevado e um aspecto elegante.

Um acabamento de qualidade sempre valoriza um imóvel. Como exemplo, escolha bem os acabamentos de peças como metais nos banheiros (nas pias, louças, esquadrias, puxadores etc.) e dos boxes de correr (os que têm vidro temperado são mais desejados); o mesmo vale para os acabamentos nas peças da cozinha, e assim por diante.

Móveis planejados

Eles são elegantes (quando bem executados) e têm a grande vantagem de otimizar o aproveitamento dos espaços em cada cômodo. Eles podem ser instalados, por exemplo, nos dormitórios, na cozinha, nos banheiros, nos escritórios, nas áreas de serviço etc. Vale a pena o investimento!

Projeto de iluminação

Um imóvel com a iluminação correta cria uma ótima sensação de bem-estar – o que valoriza o seu lar. Por isso, vale a pena apostar em um bom projeto de iluminação, que vai definir a quantidade ideal de luminosidade para cada ambiente, os locais dos pontos de luz, os tipos de luminárias e lâmpadas a serem usadas etc.

Invista em bons pisos

Os pisos são elementos decorativos que ficam muito em evidência em uma casa. Por isso, vale a pena escolher materiais de boa qualidade e beleza.

Os pisos em porcelanato, como mencionados, não têm um custo muito elevado e ainda são elegantes, duráveis e de fácil limpeza. São ótimos para locais em que pisos frios são mais comuns. Já para os ambientes como os dormitórios, os pisos laminados são uma ótima escolha, pois seu custo também não é alto, seu aspecto é elegante e são fáceis de limpar.

Tons neutros na pintura

As paredes também são espaços que ganham destaque em um imóvel. E o uso de cores sóbrias é ótimo para criar um padrão mais neutro, que destaca os demais itens da decoração dos ambientes. Se você pensa em negociar o seu imóvel, convém optar por pinturas deste tipo – evite os tons peculiares e excessivamente vibrantes, que podem não agradar a muita gente.