Este é um dos grandes dilemas dos nossos dias: vale a pena comprar uma casa própria ou seguir pagando as mensalidades do aluguel?

Comprar a casa própria, apesar do alto investimento, ainda continua apresentando muitas vantagens! Descubra a seguir por que vale a pena planejar este investimento e conquistar um futuro mais tranquilo e estável:

1. Menos incertezas futuras

Viver de aluguel é uma contínua dependência da vontade dos proprietários. Eles podem requisitar de volta o imóvel, exigir valores mais altos, impedir reformas etc. Tudo isso gera um clima de indefinição e incertezas na rotina diária. Por outro lado, quem tem o próprio imóvel, sabe que terá um local estável e garantido por longos anos, além de poder personalizar a sua casa como bem entender.

2. Despesas previstas

O pagamento das prestações de um imóvel, em geral, é feito com parcelas pré-definidas. Com isso, é possível planejar as despesas futuras e controlar melhor os gastos. Os aluguéis, por sua vez, podem ter valores mensais variáveis ao longo dos anos, pois as prestações são anualmente reajustadas conforme as regras do mercado. Fica mais difícil planejar os gastos ao longo dos anos.

3. Construa o seu patrimônio

Ao pagar as prestações de um imóvel você está construindo pouco a pouco o seu patrimônio. Um dia o imóvel será todo seu, e você terá um bem valioso em mãos. No caso do aluguel, todas as mensalidades vão para o bolso do proprietário. Ao longo dos anos, esse montante terá acumulado um valor bastante elevado.

4. Valorização do seu patrimônio

Além de construir o seu patrimônio, um imóvel pode valorizar-se ao longo dos anos, especialmente se ele for situado em um bairro de alta procura. Por isso, é um investimento seguro e que pode ter uma rentabilidade superior a muitas aplicações financeiras.

5. Estabilidade e segurança

Ter um imóvel próprio permite uma grande estabilidade e tranquilidade para o futuro, pois você sabe que não terá que preocupar-se mais com o “humor” do proprietário, com os reajustes ou em ter que alterar toda a rotina da sua família caso seja preciso mudar de casa. Quem tem uma família sabe o quanto a estabilidade traz mais tranquilidade para cuidar do futuro dos filhos.

6. Um espaço com a sua cara

Quem tem uma casa própria pode deixá-la do jeito que quiser: pode reformar tudo, mudar ambientes, quebrar paredes, criar novos espaços etc. Você deixa a sua casa como mais gosta. Uma limitação que não é possível a quem aluga um imóvel.