Nesta época do ano muita gente sai em férias e precisa deixar a casa vazia. Saiba quais são os principais cuidados que devem ser tomados para deixar a sua casa segura, mesmo se você mora em um apartamento. Confira:

Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas

Antes de sair, retire da tomada os aparelhos eletrônicos da sua casa: computadores, TV, forno de micro-ondas, aparelhos de som, máquinas de lavar, roteadores etc. Isso ajuda a economizar energia, pois muitos deles são mantidos ativos mesmo quando estão desligados.

Além disso, em caso de chuvas com raios, ao ficaram desligados das tomadas eles não correm riscos de serem queimados por uma sobrecarga elétrica. A única exceção é a geladeira, que deve ser mantida ligada.

Alimentos

Antes de sair, verifique se você tem alimentos perecíveis que vão vencer durante a sua ausência. O ideal é doá-los antes que se estraguem. Caso contrário, além do desperdício, alimentos estragados podem causar mau cheiro e atrair insetos durante a sua ausência.

Lixeiras

Também é importante esvaziar todas as lixeiras antes de sair em viagem. Lixo abandonado também pode atrair bichos e insetos e gerar maus odores.

Água, luz e gás

Ao deixar a casa vazia, desligue o fornecimento de gás e o registro de entrada de água. Isso irá prevenir eventuais vazamentos durante a sua ausência.

Verifique também, antes de trancar a casa, se todas as luzes foram apagadas. Há pessoas que usam temporizadores ou sistemas autônomos que acendem determinadas luzes em horários específicos do dia. Se não for o seu caso, melhor evitar o desperdício e apagar todas as luzes.

Chaves da casa

É importante que alguém da sua confiança tenha também as chaves da casa. Assim, em caso de alguma emergência durante a sua ausência, você poderá contar com o seu apoio – ao invés de ter que interromper imediatamente o seu descanso.

Jornais, revistas, correspondência

Peça também a alguém da sua confiança que se encarregue de recolher a correspondência. Cartas e revistas amontoadas chamam a atenção e indicam a ausência dos moradores. Procure também interromper – se possível – a entrega de jornais e revistas durante as suas férias.

Fechaduras e trancas

Antes de viajar, confira se todas as portas e janelas podem ser trancadas corretamente. Em caso de problemas, faça quanto antes os reparos necessários, e se for preciso, instale novos trincos e fechaduras onde houver algum defeito.