Você sabe qual a melhor escolha para revestir uma janela? Optar por uma persiana ou por uma cortina? Tanto faz ou há motivos para escolher uma ou outra? Descubra a seguir como fazer a melhor escolha:

O que são cortinas e o que são persianas?

Ambas servem para dar mais privacidade ao interior do imóvel e proteger seus objetos da ação direta da luz solar.

As cortinas normalmente são feitas de tecido e são suspensas em um trilho ou um varão, e seus movimentos são sempre horizontais. As persianas, por sua vez, em geral são feitas de materiais como PVC, fibras, metais, madeira etc. Seus movimentos podem ser tanto horizontais quanto verticais.

Elas são parte da decoração

Ao escolher entre uma ou outra, lembre-se que elas farão parte da decoração do ambiente, e portanto, precisam ter harmonia com o restante dos ambientes. Isso vai influir na escolha do tipo de material usado, sua cor, seu acabamento etc.

Como escolher?

A escolha entre cortina ou persiana varia conforme a sua finalidade: se você quer apenas decorar o ambiente, cortinas cumprem muito bem este papel, conferindo ainda um toque aconchegante. Mas se você deseja praticidade e eficácia, as persianas são mais indicadas, pois têm mais versatilidade de usos.

Ou escolha ambas

Não é preciso escolher entre uma ou outra. Há situações em que é possível usar as duas soluções: persianas rentes ao vidro para bloquear a luz e cortinas por cima de tudo para conferir aquele toque aconchegante ao conjunto. Apenas tome o cuidado de encontrar peças que sejam harmônicas entre si.