Decorar a casa com plantas é uma ótima maneira de conservar em casa o contato com elementos da natureza. E isso sempre nos traz uma sensação de bem-estar, especialmente em tempos como os nossos, em que o contato com espaços verdes é cada vez mais restrito nas grandes cidades.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas sobre como usar plantas na decoração de casa! Elas podem ser consideradas elementos decorativos e precisam estar em harmonia com os ambientes. Confira:

Decoração de móveis

Mesas, estantes, aparadores, bancadas etc. são ótimos locais para posicionar arranjos de plantas, de dimensões não exageradas. Por serem locais que recebem pouca luz solar, convém escolher plantas aptas a ambientes internos (como as jiboias, cróton, suculentas ou orquídeas).

Plantas suspensas

Não importa se o imóvel é grande ou pequeno. As plantas suspensas sempre causam uma bonita impressão, com a vantagem de não ocupar muito espaço. Basta prender um gancho no teto e amarrar os vasos ou pratos com correntes. Plantas que podem ser usadas neste caso são espécies como as samambaias ou as peperômias, cujas folhas pendentes apresentam aspecto delicado e elegante.

Vasos de canto

Aqueles cantos que estão vazios e sem vida podem ser preenchidos com lindas plantas. A dica aqui é escolher vasos que combinem bem com o estilo da decoração no local. As espécies que podem ser usadas nestes casos são as espadas de São Jorge, palmeiras ráfis (ou ráfia), a Zamioculca (que é ótima para locais com pouca luz, como corredores ou espaços sob a escada), entre outras.

Terrários

Eles são ótimos para espaços pequenos, ou mesmo para decorar móveis. Os terrários são recipientes fechados que reproduzem um ecossistema em miniatura, com um pouco de terra e mini plantas ornamentais. Há terrários que são autossustentáveis, dispensando a rega. Eles são lindos!

Jardins verticais

É também possível decorar paredes grandes e vazias com um lindo jardim vertical. O importante é escolher um bom suporte, que pode ser, por exemplo, uma treliça de madeira, rígida o suficiente para sustentar o peso das plantas. Seu efeito visual é muito bonito e ele ocupa muito pouco espaço.