A permuta de imóveis é um tipo de negócio que se intensificou nos últimos anos. Mas muita gente tem esta dúvida: é possível oferecer o meu imóvel, que ainda está sendo financiado (ou seja, que ainda não foi quitado), em uma permuta por outro imóvel?

Não é uma tarefa simples

A resposta é sim: é possível oferecer um imóvel que ainda está sendo financiado em uma permuta. Porém o processo não é simples.

Como resolver esta questão?

Quando você deseja financiar compra de um imóvel, a instituição financeira exige vários documentos e comprovantes: sua renda, sua capacidade de pagar as prestações, os documentos do imóvel, a vistoria do imóvel etc. O próprio imóvel é deixado em garantia.

Se tudo estiver certo, o financiamento é aprovado, o imóvel é adquirido por meio do empréstimo bancário e você começa a pagar as mensalidades.

O financiamento está atrelado à sua pessoa física

Para oferecer este imóvel que está alienado ao banco em uma permuta é necessário transferir o financiamento à outra pessoa física que irá ficar com seu imóvel.

Neste caso, será preciso fazer uma nova avaliação da capacidade de pagamento da pessoa que irá ficar com seu imóvel. Ele terá que comprovar que tem condições de seguir honrando os pagamentos das prestações do imóvel.

Pode ser aprovado ou não

Restam duas possibilidades: se o banco aprovar o perfil do novo pagador, o financiamento é transferido para uma nova pessoa física, que seguirá honrando as mensalidades. Mas o banco pode não aprovar o seu perfil, e aí o negócio da permuta vai emperrar.

Existe uma solução alternativa?

Sim. É menos complicado procurar vender o seu imóvel, quitar a dívida pendente com o banco e usar os recursos que sobraram para dar uma entrada em um novo imóvel. Esta solução é menos complexa do que a transferência do financiamento. Mas é importante fazer um bom negócio na venda do seu imóvel. Por isso é importante contar com uma imobiliária experiente para lhe assessorar. Conte com a gente!

SAIBA MAIS:

Tire as suas dúvidas sobre a permuta de imóveis

Encontre no site da Galante Imóveis centenas imóveis em Campinas e região