Definir as cores da decoração de um ambiente não pode ser apenas uma questão de preferência ou de beleza. É preciso ter em conta que as cores influenciam diretamente o nosso estado de ânimo. Cada uma à sua maneira.

Por que isso ocorre? Qual a melhor cor que combina com cada ambiente? Tire a seguir as principais dúvidas e descubra como escolher bem as cores de cada espaço.

O que é a psicologia das cores?

Você já percebeu como reagimos de forma diferente conforme a cor de um ambiente, a luminosidade do dia, se o dia está ensolarado ou nublado etc.? Isso ocorre porque o nosso cérebro recebe os sinais captados pelos nossos olhos e interpreta-os cada um à sua maneira.

E de acordo com a cor, os olhos enviarão ao cérebro sinais diferentes de matiz, temperatura e saturação. Cada combinação gera sinais com interpretações diferentes, que também são levadas às glândulas que produzem os hormônios. Dessa forma, cada cor vai afetar o nosso ânimo e estado psicológico.

Que sensações cada cor desperta?

Conforme a cor, sua influência em nossa psicologia é diferente. Conheça a seguir as sensações mais comuns que cada uma produz:

Amarelo

É uma cor luminosa, associada à luz, alegria, claridade. Muitos a associam à felicidade. Por isso, o amarelo desperta sensações de estímulo, perfeita para locais de estudo, trabalho ou lazer (especialmente em seus tons vibrantes). As cores mais suaves podem ser usadas em locais de relaxamento e descanso.

Vermelho

É outra cor vibrante e cheia de energia. Por isso é associada às paixões, ao amor. Por isso, é uma cor que pode ser usada em locais de entretenimento, e não recomendada para ambientes de descanso e aconchego.

Verde

O verde está associado à natureza, ao meio ambiente. Por isso, é uma cor que sempre transmite sensações de descanso, sobretudo em seus tons mais suaves. É uma ótima cor para ser usada em locais de relaxamento, como a sala de estar ou os dormitórios. O verde pode estar presente em elementos decorativos para transmitir estas sensações.

Azul

É uma cor fria e que transmite sensações de paz. Mas é uma cor associada à criatividade, e por isso, pode ser empregada em locais de estudo ou trabalho. Não é à toa que muitas empresas modernas, da área de tecnologia, usam o azul em suas logomarcas.

Laranja

O laranja é uma cor que estimula o raciocínio crítico e o aprendizado. Por isso é muito usada em ambientes educacionais. Em casa, é uma ótima cor para locais como um escritório, um home-office etc.

Rosa

O rosa é uma cor suave, que transmite paz, relaxamento e descanso. É uma ótima opção para ambientes aconchegantes.

Roxo

O roxo é uma cor associada ao lado interior e espiritual, sobretudo em seus tons mais suaves, como o lilás. Por isso é uma cor ligada ao nosso lado intuitivo e à nossa criatividade.