Fogões do tipo cooktop apresentam vários pontos positivos: são fáceis de instalar, fáceis de limpar, ocupam pouco espaço, possuem várias opções de quantidades de bocas, além de ter um design elegante. Sua desvantagem em relação aos fogões tradicionais é não dispor de um forno, embora isso possa ser contornado com um forno instalado à parte.

No mercado são encontrados ao menos três tipos de cooktops, conforme o tipo de aquecimento: os modelos a gás, elétricos ou por indução. Você conhece as vantagens e as desvantagens de cada tipo? Descubra a seguir como escolher o seu:

Modelos a gás

Os cooktops a gás requerem a existência de uma instalação de fornecimento de gás, que pode ser tanto um botijão quanto um encanamento próprio. Estes são os únicos modelos em que são usadas pequenas grades para se apoiar as panelas (os demais modelos não têm), tal como nos fogões tradicionais. A temperatura de aquecimento é regulada pela intensidade da chama.

Vantagens: são os modelos mais baratos e permitem que panelas de todos os tipos sejam usadas (ferro, alumínio, inox, cerâmica, vidro etc.).

Desvantagens: maior dificuldade para limpeza, quando comparado aos outros tipos.

 

Modelos elétricos

Os cooktops por aquecimento elétrico possuem a superfície “limpa”, sem o uso de apoios para as panelas. O aquecimento é feito pelos comandos que regulam a temperatura.

Vantagens: sua limpeza é muito fácil, devido à sua superfície lisa, e eles aquecem os alimentos mais rápido, com um controle preciso da temperatura. Além disso, são mais bonitos que os cooktops a gás.

Desvantagens: são mais caros que os cooktops a gás e exigem o uso de panelas especiais, com fundo plano em vidro ou cerâmica – o que requer um investimento extra nestes acessórios. Além disso, são os cooktops que consomem mais energia. Não são a solução mais econômica.

 

Modelos por indução

Sua principal diferença em relação aos cooktops elétricos (cujo visual é similar) é a forma de aquecimento, que é realizado por meio de ondas de indução.

Vantagens: sua superfície não esquenta tanto como os cooktops elétricos e ela se esfria rapidamente após desligado. Por isso, sua limpeza é fácil (pois também não usa bocas) e mais segura, com menor risco de queimaduras. Eles também consomem menos energia do que os cooktops elétricos.

Desvantagens: apenas funcionam com panelas especiais, do tipo magnéticas, que deixam passar as ondas de indução para esquentar os alimentos. Há modelos feitos em ferro, aço inox ou multicamadas. Exigem, portanto, um investimento extra na aquisição de panelas. E os cooktops por indução são também os modelos mais caros.