A iluminação tem um papel importantíssimo na criação de um ambiente agradável em casa. Um lar bem iluminado proporciona mais sensação de bem-estar e aconchego, além de permitir que cada ambiente possa ser desfrutado da melhor maneira possível.

Quer algumas dicas para criar a iluminação correta em seu lar? Anote estas 5 ideias básicas:

1. Luzes brancas ou amareladas?

Ao comprar lâmpadas, você irá sempre se deparar com estas duas opções: luz branca ou luz amarelada. As amareladas têm um tom mais aconchegante e são recomendadas para os ambientes de descanso: salas de estar, quartos, varandas etc. As luzes brancas são mais frias e indicadas para locais que exigem atenção e concentração. Por isso, são ótimas para serem usadas em escritórios, cozinhas, áreas de serviço etc.

2. Decoração

As luminárias também são elementos que compõem a decoração dos ambientes. Por isso, procure escolher peças que combinem harmonicamente com os demais objetos decorativos de cada espaço. Isso vale para a escolha do tipo de material das luminárias, suas cores, seus estilos etc.

3. Luzes diretas e indiretas

Como há momentos que precisamos de muita luz em um espaço, e outros em que não precisamos de tanto, uma solução comum é mesclar focos de luzes em cada ambiente, sendo alguns diretos e outros indiretos. Em geral, cada cômodo possui um ponto de luz central mais intenso, mas você pode também incluir pontos de luz indireta nos cantos, usando abajures, arandelas, luminárias de parede etc. Essa mescla cria muitas comodidades no dia a dia.

4. Não deixe a luz ofuscar a vista

Um erro comum é posicionar lâmpadas pela casa e sentir desconforto com o seu brilho direto nos olhos. Por isso, procure instalar as lâmpadas e luminárias de um modo que não ofusque a vista. Muitas vezes isso pode ocorrer ao constatar que a luz se reflete em espelhos, vidros, mesas etc. Faça o teste antes de instalar as lâmpadas para que elas não criem este desconforto.

5. Focos em destaque

Uma opção elegante, que ilumina bem os ambientes e ainda destaca a decoração, é optar por focos de luzes que destacam determinados objetos. Quadros e objetos de arte podem ter pontos de luz específicos e fitas de luz LED podem ser usadas para destacas nichos de estantes, por exemplo. Spots de teto também podem ser aplicados para destacar uma determinada área, criando uma atmosfera agradável e de bem-estar.