É possível comprar um imóvel que ainda não foi quitado? Ao encontrar um ótimo imóvel que você deseja comprar, é possível que ele ainda não esteja totalmente pago pelo atual dono. Mas isso não impede que o negócio seja feito.

O que fazer nesses casos? Em linhas gerais, há dois caminhos para que o negócio seja realizado:

Pagamento à vista

Este é o modo mais simples de resolver a questão. Mas, quando o comprador faz o pagamento, o vendedor precisa pagar à instituição financeira o saldo devedor restante.

Somente assim o imóvel pode ter a sua titularidade transferida para o novo comprador. O vendedor pode embolsar apenas o valor restante, após quitar o débito com o banco.

Transferir o financiamento

Quanto o comprador não tem como fazer uma compra à vista, ele tem a opção de obter a transferência do financiamento. É um caminho possível, porém mais trabalhoso.

Neste caso, o comprador pode pagar pelo valor que o vendedor já quitou e assumir o restante do financiamento. Contudo, será necessário ter a aprovação do banco financiador, que irá fazer a avaliação do perfil do novo comprador. Para isso, será necessário fornecer ao banco os documentos que comprovem que ele tem condições de arcar com o financiamento.

Caso o comprador já tenha crédito pré-aprovado em seu próprio banco, ele pode usar esses recursos para quitar a dívida com o primeiro banco, responsável pelo financiamento do imóvel, e iniciar um novo financiamento.

Portanto, é possível adquirir um imóvel que ainda não está quitado, mas o procedimento para isso vai depender de várias circunstâncias, conforme os recursos que o comprador dispõe.