Calcular as despesas para alugar um imóvel não é uma tarefa complicada. Basta fazer as contas certas. Sempre vale lembrar que não basta observar apenas o valor do aluguel mensal. Há outras despesas relacionadas ao aluguel que precisam entrar nos seus cálculos. Os principais são:

Condomínio e IPTU

Se você vai alugar um apartamento ou uma casa em um condomínio, é preciso saber de antemão qual é o seu valor mensal. Normalmente, seu pagamento fica por conta do inquilino. Em compensação, ele passará a desfrutar dos seus benefícios (áreas de lazer, segurança etc.)

Quanto ao IPTU, seu pagamento dependerá do tipo de acordo feito com o proprietário. Há casos em que o proprietário assume o custo, e outros em que ele fica por conta do inquilino. Nestes casos, é preciso prever esta despesa.

Luz, água, telefone, internet

Estas despesas serão necessárias quando o inquilino passar a ocupar o imóvel. É importante levantar, previamente, quais são esses valores. Há casos em que a conta de água está incluída no valor do condomínio, mas a tendência é que essa cobrança se torne individual. Muitos condomínios estão fazendo esta mudança.

Mobília do imóvel

Há imóveis oferecidos para locação já mobiliados. Eles são ótimos para quem não dispõe dos itens essenciais (geladeira, fogão, mesa, sofá, cadeiras, cama, entre outros). Mas se você não possui os equipamentos imprescindíveis, será preciso prever um gasto para a sua aquisição.

Limpeza diária

Este gasto não é dos mais elevados em comparação com os demais. Mas vale prever uma quantia para a compra de produtos de higiene e limpeza, que são uma despesa permanente em um imóvel.

E se você está procurando um imóvel para alugar, veja aqui as opções que a Galante Imóveis oferece em Campinas e região!