A procura por condomínios de casas cresceu muito nos últimos anos. E se você está à procura da sua casa, certamente terá dúvidas quanto a qual deles escolher. Como compará-los? Leia a seguir algumas dicas que vão facilitar a sua escolha:

Localização

Este é um dos fatores mais importantes em sua escolha, pois ele irá pesar em sua rotina diária. É preciso avaliar se a localização de um condomínio é favorável aos seus deslocamentos diários (trabalho, escola das crianças, comércio, visitas a familiares etc.). Aquele que oferecer as melhores facilidades de locomoção e ganho de tempo pode ser a sua melhor opção.

Vias de acesso

Além da localização, é importante verificar se a região é bem servida de acessos. Há casos de condomínios bem localizados que sofrem com vias sempre congestionadas, enquanto outros, mais distantes, contam com maior fluidez de trânsito. Vale a pena analisar estas questões. Se for preciso, vale a pena visitar os locais em diferentes horários do dia e comparar as situações. Pode ser mais rápido chegar a um condomínio mais distante e livre de trânsito do que em outro mais próximo, porém com acesso complicado.

Área de lazer

A oferta de espaços de lazer é uma dos maiores atrativos dos condomínios. Mas nem todos oferecem a mesma infraestrutura. Por isso, este é outro item que merece ser comparado, especialmente se você não abre mão de uma boa piscina, ou de uma academia, ou de espaços para festas, por exemplo. Certifique-se sobre o que cada um oferece.

Segurança

Outro aspecto que pesa na escolha por um condomínio. E novamente, neste caso, os serviços oferecidos podem variar. Verifique, em cada um, como funcionam as portarias, se há sistema de ronda permanente, como o condomínio é cercado, como é o sistema de vigilância por câmeras etc.

Relação custo/benefício

Se um condomínio oferece dezenas de atrações de lazer e sistema de segurança máxima e cobrar um valor altíssimo por isso, pode ficar inviável ao seu bolso. Há casos de condomínios com menos opções que cobram muito menos pela mensalidade do condomínio. Por isso, é importante colocar na balanças os prós e contras e optar pela solução mais realista e viável.


 

Comércio no entorno

Condomínios muito isolados têm um ponto fraco: a distância ao comércio no dia a dia: supermercados, padarias, escolas, farmácias, bancos, petshops, academias etc. Há outros que contam com alguns desses serviços no próprio condomínio ou na vizinhança. Lembre-se que este é um fator que pode tornar a rotina mais prática e simples. Vale a pena avaliar também estas questões.

Potencial de valorização

A prioridade é escolher um bom local para morar. Mas, se o imóvel puder ganhar valor de mercado com o passar do tempo, melhor ainda. Por isso, avalie se o local tem potencial de valorização em longo prazo. Isso pode ser medido pelo potencial de aumento de procura pela região no futuro. Caso ela se mantenha como um local atraente, há boas chances do metro quadrado no local ganhar valor – e o seu patrimônio se valorizar.