Comprar um imóvel é uma meta possível, mas que exige planejamento e disciplina. Sem organizar bem as finanças, essa meta fica mais difícil. Quer algumas dicas para controlar as suas economias e adquirir um imóvel em um prazo não muito longo? Veja a seguir:

 Ordem nos gastos

Primeiro passo: saber quanto se gasta por mês, em quais coisas, e quanto sobra ao seu final. Sem ter uma noção do quanto se gasta, a tendência é comprar coisas sem ordem, e sempre acaba faltando verba para as despesas essenciais. Saber o quanto se gasta todos os meses é essencial para organizar as finanças. Crie uma planilha para isso, ou baixe um dos muitos aplicativos de controle de despesas. Eles serão muito úteis para o seu planejamento.

Procure guardar uma reserva mensal

Uma dica que funciona bem e muita gente usa é guardar parte do salário assim que ele cair na conta. Quem deixa para guardar o que sobra no final do mês acaba não guardando nada. E coloque a verba guardada – ainda que seja uma quantia modesta por mês, mas que nunca deve falhar – na poupança ou alguma outra aplicação de baixo risco, para que siga obtendo um rendimento mensal.

Feche a carteira

Evitar vários pequenos gastos desnecessários resulta em um grande montante economizado por mês. É só fazer as contas e você irá se surpreender. Por isso, se você tem um objetivo elevado, é preciso muita disciplina para moderar o ímpeto do consumo. Procure se ater ao essencial, e umas raras vezes, a algum gasto um pouco mais especial. Mas só de vez em quando!

Muito cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um instrumento que, quando bem usado, colabora com a gestão das finanças. Mas quando é mal usado, causa autênticos rombos. Ele é útil, por exemplo, para estender os pagamentos para até 40 dias. Quem é profissional liberal sabe o quanto isso pode ser útil na gestão do fluxo de caixa. Mas as compras excessivamente parceladas e as faturas pagas parcialmente acabam criando autênticas “bolas de neve” que podem arrasar suas finanças. Lembre-se que o cartão de crédito só é vantajoso se as faturas forem pagam integralmente e em dia.

Estude bem o financiamento mais vantajoso

Se você fez toda a lição de casa dos passos anteriores, dentro de um tempo você terá um capital para dar uma entrada em um financiamento. E aí, o passo seguinte é encontrar as condições de crédito mais vantajosas, com as menores taxas de juros. Se você puder dar uma boa entrada, o financiamento sai mais fácil. Quanto menor o risco para os bancos, maiores as chances de você obter crédito. E aí você já estará apto a conseguir as chaves do seu imóvel próprio, ainda que reste alguns anos para quitá-lo. Mas você já terá conquistado o seu sonhado espaço. O esforço terá valido muito a pena!