Apartamento à Venda em Campinas, antigo ou recente?

 

Ao procurar um apartamento para comprar, é comum encontrar ofertas de imóveis mais antigos e outros construídos mais recentemente. E não é apenas a idade que varia entre eles. O padrão da construção de prédios de apartamentos mudou muito ao longo dos anos, no qual apartamentos grandes e espaçosos deram lugar a imóveis menores e com mais opções de lazer no condomínio. Como escolher?

 

Como eram os antigos apartamentos
Por volta dos anos 1970, os apartamentos costumavam ter uma área superior, em média, aos lançados mais recentemente. Os apartamentos eram mais espaçosos, costumavam ter um pé direito mais alto, ultrapassavam facilmente os 100 metros quadrados, o número de vagas na garagem era menor (em alguns casos, sequer havia), as opções de lazer no condomínio eram mais limitadas e os sistemas de segurança no edifício não eram tão desenvolvidos.

 

Vantagens dos imóveis mais antigos
Muita gente prefere imóveis desse tipo, justamente pelo seu maior espaço. Em muitos casos, dispor de vagas na garagem e de comodidades no condomínio não é uma prioridade, e por tudo isso, tais apartamentos ainda têm uma clientela.

 

Preste atenção em…
A compra de um imóvel mais antigo exige atenção quanto ao seu estado de conservação. E eventualmente, preparar o bolso. Nesses casos, é comum que as assembleias dos condôminos decidam realizar a substituição de elevadores, pintura de fachadas, limpeza de caixas d´água, reformas em instalações elétricas, hidráulicas e nos sistemas de segurança etc. Todos esses custos costumam ser rateados e embutidos na mensalidade do condomínio.

 

Mas isso não é uma regra. Há casos de imóveis antigos cuja manutenção foi bem realizada ao longo dos anos, dispensando grandes gastos no presente. Na hora de escolher um imóvel assim é preciso descobrir como o condomínio realizou essa manutenção e se ele possui um fundo de reserva para não onerar os moradores em caso de um algum reparo emergencial, como o estouro de um encanamento antigo.

 

O valor do condomínio é alto?
Os valores ordinários do condomínio não são necessariamente mais altos nos edifícios mais velhos. Como eles não dispõem, muitas vezes, da estrutura de lazer que os prédios mais novos possuem, seu custo pode ser semelhante.

 

E como são os edifícios mais novos?
Edifícios mais novos, por sua vez, expressam novos padrões de comportamento da sociedade em tempos mais recentes. A explosão da venda de automóveis fez com que a oferta de vagas na garagem crescesse nos últimos tempos. Também é comum haver mais de um elevador para atender cada torre.

 

Mais lazer e menos espaço
Os apartamentos diminuíram de tamanho, em média, e os condomínios passaram a oferecer opções de lazer internas, diminuindo os deslocamentos externos. Piscinas, quadras, academias, espaços gourmets, churrasqueiras, salões de festas etc. passaram a ser atrativos comuns. Nos mais novos também é mais comum encontrar a oferta de varanda externa, algumas delas com churrasqueira (as chamadas varandas gourmets), algo muito raro no passado.

 

Vai pesar no bolso?
O custo para manter toda essa estrutura de lazer não é barato e isso encareceu o valor do condomínio, apesar do melhor estado de conservação dos imóveis mais novos. Por isso, se você prefere adquirir um apartamento desse tipo, sempre vale a pena levantar qual é o valor da mensalidade do condomínio e certificar-se se ela cabe no bolso.

 

Mais tecnologia
Edifícios mais novos também costumam possuir instalações de segurança mais modernas, com sistemas de câmeras mais avançados, além de cabeamento para TV a cabo e fibra ótica, soluções cada vez mais usadas para conectar-se à internet e à TV paga, que são serviços que não existiam nos imóveis antigos.

 

Avalie, portanto, em cada caso, qual a sua preferência.