É possível criar cachorros em apartamentos e dar uma vida confortável para seu animal de estimação? A resposta é: sim! Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados para que seu cãozinho fique bem . E também para que você tenha uma convivência agradável com os demais moradores.

Antes de tomar a decisão, é importante conferir se seu condomínio permite que os moradores tenham animais de estimação e quais são os critérios. A maioria permite, mas há exceções. Alguns lugares, por exemplo, têm restrições quanto ao porte do animal. Então, antes de adotar um cãozinho, é bom consultar as regras.
Com essa questão resolvida e com seu companheiro (ou companheiros) já instalado, é hora de definir rotinas. Elas são muito importantes para que ele tenha disciplina e se acostume com seu novo lar. Se possível, é importante que você o leve para passear todos os dias. Os passeios são essenciais para que ele possa correr, se divertir, se exercitar e ainda aprender a conviver com pessoas e animais diferentes, tornando-se mais sociável. É essencial que você instale telas de proteção nas janelas e na varanda, para evitar acidentes.
Defina um local para que ele faça as necessidades: pode ser na varanda, área de serviço ou no banheiro dos fundos. Uma dica é usar tapetes higiênicos, que ajudam a diminuir os odores. Aliás, essa é uma questão importante. Mantenha essa área sempre limpa: seu cãozinho e seus vizinhos vão agradecer.
Lembre-se de levá-lo periodicamente ao veterinário para acompanhar as vacinas essenciais e conferir o intervalo em que você precisa dar os vermífugos. Tenha em mente que ter um animal de estimação requer dedicação e também precisa de cuidados que precisam ser planejados no seu orçamento. 
Seu animalzinho precisa ter uma casinha ou caminha confortável, que fique sempre no mesmo lugar, onde ele vai se sentir seguro.  Espalhe pela casa potes de água, para que ele encontre sempre que sentir sede, e deixe brinquedos próprios para ele sempre disponíveis. Brincar ajuda a reduzir o estresse e evitar que ele mastigue seus móveis! Fique atento para que ele não faça muito barulho e não incomode o condomínio.

Eles gostam de companhia. Se você puder e seu orçamento deixar, tenha ao menos dois cães, para que eles não se sintam sozinhos enquanto você estiver fora de casa. Mas mesmo que eles fiquem juntos, com certeza farão uma festa daquelas toda vez que você chegar em casa!